Maionese vegetal pode ser encontrada em alguns mercados brasileiros, porém este item ainda é de difícil acesso para a maioria das pessoas que vivem em cidades distantes das capitais ou em lugares onde o movimento vegano não é tão grande.
Mesmo aqueles que tem facilidade em encontrar a maionese vegetal devem testar essa receitinha pois ela é bem mais saudável do que a versão industrializada já que não precisa de conservantes e você pode controlar a quantidade de óleo e sal da receita.
Além de tudo isso você não precisa usar soja para fazer esta maionese, porque boa parte dos produtos oferecidos para o público vegetariano utiliza soja (e vale lembrar que essa soja nem sempre é orgânica) e existe um monte de gente que tem alergia a soja…
Aqui está uma receita com ingredientes fáceis de achar, com um excelente valor nutricional e muito sabor, esta é a minha receitinha de maionese vegetal preferida!
Ingredientes
1/2 xíc. de castanha de caju hidratada por no mínimo 30 min. ou germinada.
3 col. de sopa de óleo vegetal ou azeite
2 col. de sopa de suco de limão
1 dente de alho bem pequenininho (opcional)
Sal a gosto
Água o quanto baste para conseguir bater.
Modo de preparo
Coloque as castanhas no liquidificador ou processador de alimentos, juntamente com o suco de limão, o alho, uma pitada de sal, o óleo vegetal ou azeite comece a bater. Provavelmente o seu liquidificador ou processador não conseguirá formar um creme com esses ingredientes puro, então vá adicionando um pouquinho de água e batendo até que seja possível criar uma pasta de textura bem lisa e uniforme.
Eu usei praticamente meia xíc. de água, mas pode ser que você use um pouco mais ou menos, minhas castanhas estavam germinadas e por isso provavelmente estavam com mais líquido, então fique atento na hora de adicionar a água.
Conserve em um pote tampado na geladeira.
Dicas importantes
Sempre lave bem as castanhas e grãos germinados quando for usar.
Use água filtrada para esta receita e coloque pouco sal na hora de bater, se achar necessário ao final prove e coloque mais um pouquinho.
Vale a pena investir em um bom azeite para esta receitinha!
5 Comentários. Deixe novo
A castanha de caju é crua. Me infirmaram que crua ela é toica e não deve ser consumida nesse fornato.
Eliane, a castanha de caju fresca é toxica sim, mas não é o caso desta que apesar de ser crua já foi previamente preparada para o consumo.
Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz
O óleo vegetal é orgânico? De que tipo?
Se desejar você pode usar o orgânico, mas ser orgânico não influencia na textura da receita, o ideal é usar óleos com sabores neutros como o de girassol ou soja, mas é possível fazer com azeite também. Na receita usei o de girassol.