Lasanha com massa fresca

Eu adoro lasanha, sou declaradamente viciada em massas em todas as suas formas,mas se tem uma coisa que eu não resisto é uma boa massa fresca!

A massa fresca ganha em sabor de qualquer outra massa e uma vez que você aprende a fazer você nunca mais vai querer saber de outra coisa!

O grande problema da ‘massa fresca’ que é vendida nos supermercados é que geralmente elas levam ovos… Então pra facilitar aqui vai a minha receitinha de massa fresca para lasanha que é uma verdadeira delícia totalmente vegan e o seu preparo dispensa o uso de máquinas de abrir massas!

Ingredientes

 1 Copo americano e meio de farinha de trigo – E mais o quanto baste para abrir a massa.. *

1/2  Copo de água levemente amornada ou em temperatura ambiente.

1 Col. de chá de sal

1 Col. de sopa de óleo vegetal

*Você precisará enfarinhar a massa para conseguir abrir, então gastará bem mais farinha do que o indicado para a medida de ingredientes.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, mas adicione a água aos poucos… Com a parte mais gordinha das suas mãos comece a amassar a sua massa fresca, vamos precisar trabalhar para que o glúten presente na farinha comece a ser ativado para que a massa fique lisa e bem unida…

Use uma bancada firme onde você possa amassar bastante a sua massa, ela não pode estar muito seca e nem muito molhada a ponto de grudar nas mãos, é importante que você não tenha pressa nesse momento, você deve ‘curtir a sua massa’ e trabalhar nela até conseguir que ela fique leve e com uma aparência bonita, minha dica é que você coloque um cd pra tocar antes de começar a fazer a massa e curta o menos 3 músicas diferentes ao trabalhar com a sua massa, pois se considerarmos que em geral as músicas tem uns 3 minutinhos iremos trabalhar quase 10 minutos a massa que já é um tempo muito bom para conseguirmos ativar o glúten e darmos leveza a nossa mistura!

Depois de termos dado o ponto na massa vamos fazer um rolinho com ela para que possamos fatiar pedaços menores e então abri-los, para ter tamanhos iguais parta o rolinho ao meio e depois vá dividindo ao meio cada parte menor.

É preciso ter em mente o tamanho do pirex ou tabuleiro que você usará para fazer a lasanha, pois o legal é colocar um tamanho de massa que cubra um pedaço grande, não todo o pirex, mas que com outros poucos pedaços você consiga cobrir, pois se abrir partes muito pequenas na hora de servir a lasanha irá desmontar, então a minha dica é, faça massas mais largas ou mais compridas para que você só precise ‘remendar’ ao colocar no tabuleiro em um sentido.

Para abrir a massa você precisará de um rolo, mas se você não tiver pode usar uma garrafa de vidro, eu sempre uso quando faço massa na casa de uns amigos meus e depois que se pega a manha de fazer massa abrir com vidro não é tão diferente de abrir com um rolo. Para abrir a massa é preciso passar farinha de trigo na parte da masas que ficará em contato com a bancada e na parte que entrará em contato com o rolo, pois a nossa massa é elástica e sem farinha ela voltará a posição inicial tornando impossível abri-la!

Sempre que abrir um pouco a massa e perceber que ela está ‘voltando’ é hora de passas mais farinha de ambos os lados da massa.

Não deixe de enfarinhar a sua massa e deixá-la enfarinhada enquanto aguarda o término da abertura das outras, isso é um passo importante.

O segredo para a massa fresca de lasanha ficar perfeita é que ela não pode ser muito fina para não rasgar ou sumir na lasanha ou no preparo e nem muito grossa a ponto de criar um sabor ‘massudo’ na lasanha.

Então preste atenção a esta dica valiosa: Abra a massa fina, mas não a ponto dela ficar transparente, lembre-se que depois que você a cozinhar ela afinará um pouco, tente abrir um pouquinho mais grossa do que as massas de lasanhas industrializadas e secas.

Depois de abrir todas as massas você deverá seguir com o processo de preparo da lasanha, para isso o seu molho deve estar pronto (a receita do meu molho à bolonhesa de proteína vegetal está mais abaixo caso queira uma sugestão).

Coloque bastante água em uma panela e um fio de azeite ou óleo, leve ao fogo e espere ferver.

Enquanto a água está esquentando você deve cobrir o fundo do pirex ou do tabuleiro com molho de tomate e deixar ao lado do pirex o molho à bolonhesa ou o outro molho que você irá usar para a sua lasanha.

Assim que a água ferver você deve colocar uma parte da massa na água e contar aproximadamente de 30 segundos a um minuto, passando isso você pode tirar a massa da água com a ajuda de uma escumadeira… A escumadeira (que é o que usamos para pegar frituras em óleo quente) serve para que a água escorra mas também para facilitar já que é maior que talheres e por isso vai ‘acolher’ melhor a massa e não vai rasgá-la… Tirou da panela?! Coloque em uma peneira (que você poderá já deixar estrategicamente ao lado da panela… Coloque outra massa na água, lave a massa da peneira com água e coloque no pirex sobre o molho de tomate, faça o mesmo procedimento até cobrir o fundo do seu recipiente com a massa fresca.

A partir deste momento é só repetir o procedimento anterior, mas ao invés de colocar molho de tomate você vai adicionar o molho de sua preferência… Caso queira fazer uma lasanha com um molho branco ou de queijo vegetal coloque azeite no fundo do pirex ao invés de molho de tomate ou uma parte do seu molho.

Lembre-se que a última camada não pode ser de massa, para não colocar nenhum queijo vegetal ou outro produto de difícil acesso para as pessoas que moram em cidades pequenas resolvi  fazer a minha última camada colocando o meu molho à bolonhesa com mais molho de tomate que as outras camadas para que ao entrar no forno ele não ressecasse.

A sua lasanha está praticamente pronta ao terminar de ser montada, você deverá levá-la ao forno apenas para finalizar  o prato por aproximadamente 15 minutos (em forno pré-aquecido) ou até gratinar se for o caso do seu molho.

Molho à bolonhesa para lasanha

Esse molho não tem medidas certas pois depende muito do tamanho da lasanha que você deseja preparar, mas os ingredientes serão apresentados em ordem crescente, ou seja, os primeiros ingredientes devem ter em menor quantidade e os últimos em em maior quantidade.

  • Pimenta do reino preta e cominho em pó
  • Óleo ou azeite para refogar
  • Alho
  • Sal
  • Cebola roxa
  • Pimentão vermelho pequeno
  • Pimentão amarelo pequeno
  • Molho de tomate
  • Proteína vegetal texturizada (carne de soja) já hidratada.

Para fazer basta refogar primeiro o alho e a cebola e então adicionar os pimentões e misturar bem por mais uns 2 minutinhos, adicionar a proteína vegetal e o molho, colocar os temperos e o sal e  deixar cozinhar por aproximadamente 15 minutos.

 

Dicas importantes

Uma boa lasanha precisa ficar inteirinha ao ser partida, é preciso conseguir identificar as camadas da lasanha e isso só é possível quando se tem uma massa não muito fina (a ponto de ‘sumir’) e um recheio mais cremoso do que líquido…

A lasanha ideal não deve se ‘esparramar’ ao ser posta no prato, e a responsabilidade da estrutura da lasanha é dividida entre massa e  molho e se um dos dois estiver perfeito e  o outro não colaborar a lasanha irá desmontar, então não faça uma massa extremamente fina e deixe o seu molho secar caso você perceba que ele está muito líquido… Se for fazer o molho a bolonhesa com molho de tomate industrializado opte pelo extrato e adicione pouca água pois ele é mais consistente que os molhos prontos, se você vai fazer o molho de tomate caseiro pode deixar mais tempo no fogo para concentrar mais o molho.

No caso dos queijos vegetais industrializados faça a mistura um pouco mais firme e dos queijos vegetais caseiros prefira os pastosos como o Queijo Cremoso de Castanha de Caju.

Caso você queira dar um toque especial a sua lasanha coloque orégano por cima do queijo vegetal caso você escolha usar um ou o Parmesão de Castanha.

Artigos Relacionados

4 Comentários. Deixe novo

  • Posso fazer e guardar na geladeira? Dura quanto tempo guardada? Pensei em guardar a massa antes de aferventá-la. Será que dá certo?

    Responder
    • Olá Camila, é possível guardar na geladeira sim, recomendamos que você deixe a massa secar ao natural por aproximadamente 12 horas antes de guardá-la na geladeira, e ao guardá-la lembre-se de colocar uma folha de papel manteira ou até mesmo laminado entre uma e outra lâmina de massa para que elas não grudem, adicione também um pouco de farinha por cima e por baixo de cada pedaço de massa!

      Quando fizer mande uma foto pra gente! Pela nossa página no facebook ou pelo nosso e-mail: contato@jornadavegana.com

      Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz

      Responder
  • Adorei,estou querendo fazer pra vender.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site