Kibe de forno

Eu amo os quibes que a minha mãe faz, sem dúvidas ela faz os quibes veganos mais deliciosos do mundo, apenas uma coisa me deixava apreensiva: Eles são fritos!

Bem, como nós duas estamos tentando melhorar a nossa alimentação resolvemos fazer um quibe vegan de forno… Mas que fosse ainda muito saboroso como o que ela faz. – Isso é uma responsabilidade gigante porque todas as pessoas que provam gostam do quibe da minha mãe e ficam viciadas nesse prato delicioso.

 

Nessa busca surgiu esta receitinha que está aqui, os ingredientes são bem baratinhos e esta receita  rende muitos pedaços, então se for fazer algo para poucas pessoas reduza ao meio a receita.

O quibe ou ‘Kibe’ é um prato típico da culinária árabe, eu tenho grandes amigos árabes com famílias provenientes de muitos países diferentes em especial, dentre eles a Sheila Abrahim ganhou um lugar especial na minha vida por passar algumas horas semanais conversando comigo e entre muitos assuntos ela sempre me conta sobre a família dela que é Sírio-Libanesa, e como ela gosta muito desse quibe resolvi colocar a bandeira do Líbano como representante dessa receitinha de kibe de forno!

Ingredientes

500 g de triguilho

2 xíc. de proteína vegetal texturizada (também chamada de proteína de soja texturizada, proteína miúda).

Suco de 1 limão

2 Cebolas

1/2 xíc. de azeite

2 xíc. de farinha de trigo

Pimenta do reino e cominho a gosto.

Hortelã e sal a gosto.

Modo de preparo

Coloque o trigo de quibe – triguilho – em uma bacia e cubra com água, deixe lá por meia hora até hidratar. Enquanto isso ferva água e coloque a proteína para hidratar também.

Em um liquidificador adicione o azeite, a cebola cortada grosseiramente, o suco de limão, o hortelã, a pimenta do reino e o cominho… Bata tudo até virar uma pasta verde. (O legal é colocar bastante hortelã).

Escorra a água do triguilho, esprema a proteína e junte tudo em uma bacia.

Coloque na bacia o molho e o sal e misture tudo. Adicione a farinha de trigo aos poucos até que dê uma certa ‘liga’.  Veja se está bom de sal.

 

Em um recipiente que pode ir ao forno (travessa ou tabuleiro) passe azeite no fundo e nas laterais e arrume a mistura.

Asse em fogo médio até dourar.

Dicas importantes

Você não precisa colocar a proteína de soja caso não queira.

É possível fazer o quibe recheado, basta que você despeje metade da massa, o recheio (que pode ser de tofu, de cenoura ralada, ou do que mais a sua imaginação permitir) e a outra metade da massa!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site