São Thomé das Letras – Resenha Vegana!

Durante as minhas férias em julho de 2015 viajei para São Thomé das Letras e descobri um monte de lugares lindos, misticos e cheios de histórias… E como uma boa vegana também descobri muitos lugares com opções veganas!

Eu segui rumo a uma verdadeira jornada de entregar meus cartões em restaurantes e lanchonetes para conscientizar esses lugares a oferecerem opções veganas ou a aumentarem a quantidade de produtos veganos oferecidos, pois a cidade é cheia de vegetarianos e recebe muitos veganos!

Pra quem gosta de ter contato com a natureza e embarcar em histórias mirabolantes sobre alienígenas, cogumelos azuis e duendes São Thomé das Letras é o destino perfeito, pra quem curte montanhismo, escaladas radicais, cachoeiras e trilhas a cidade também é incrível!

Vale a pena lembrar que a cidade é construída por cima de pedras (irregulares) e tem muitas ladeiras, mesmo quem vem pra cá de carro vai ter que subir umas ladeiras a pé para ter acesso a alguns pontos turísticos, então considere isso se for viajar com crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com dificuldades para locomoção, cadeirantes ou que dependam de dispositivo auxiliar de marcha… Fica a dica!

Agora vou apresentar a vocês algumas sugestões de onde comer em São Thomé das Letras comidas veganas saborosas e com preços justos.

Veja onde encontrar comida vegan!

Thomé Café

O Thomé Café é parada obrigatória para todos os veganos e vegetarianos que visitam São Thomé das Letras, não apenas porque tem lanches deliciosos, mas porque eles tem opções incríveis de hambúrgueres vegetarianos e veganos que além de muito saborosos possuem um preço muito acessível!

Dos 4 tipos de vegbuguer que o Thomé café oferece provamos 3 e aprovamos, para que o vegburguer seja vegan basta pedir pra não colocar o queijo e a maionese e prontinho! Eles são servidos em pão integral feito no próprio Thomé Café, mas você pode comer em pão francês também porque eles super combinam.

Os hambúrgueres tem 2 versões, um com salada e outro sem, o preço do simples (em julho de 2015) é de 8,00 Reais e o completo é de 12,00 Reais… E vale muito a pena!

Outras opções que provamos no Thomé Café foram o açaí, o caldo de feijão e o caldo verde… Sendo que o açaí pedimos com banana mas eles também tem com morango (a fruta vem picadinha por cima) e existem outras opções de caldo, o preço do açaí é ‘baratim’ e depende do tamanho, os caldos ficam por 16,00 Reais e você deve adicionar o sal na hora em que for comer (e isso é uma coisa fantástica pois comemos muito sal diariamente sem que percebamos e a partir do momento em que colocamos o sal na nossa comida criamos um certo limite que nos impede de abusar da quantidade).

Os produtos feitos no Thomé Café são carregados de consciência ecológica, eles tem hortas sustentáveis e orgânicas, são engajados em projetos sociais e ainda dão preferência aos produtores locais! Para quem olha de fora o Thomé Café parece pequeno, mas na verdade ele é um projeto gigante que dentro de alguns anos estará beneficiando muitas pessoas e isso nos encantou tanto que gravamos um vídeo especial mostrando um pouco de duas das hortas que abastecem o Thomé Café! (Veja clicando aqui).

O Thomé Café possui muitas opções vegetarianas e veganas embora não seja um espaço totalmente vegan, a minha sugestão é que se você estiver afim de um super café da manhã aposte no hambúrguer de grão de bico com um suco, essa opção é quase um homus de grão de bico delicioso e super leve que te dará energia pra encarar o dia na cidade e será mais nutritivo e saudável do que qualquer outra opção na rua…

Em dias de calor aposte no açaí e em dias de frio a noitinha pode se esquentar num caldo sem medo de ser feliz!

Para conferir a página do Thomé Café no facebook clique aqui – Thomé Café.

RockDog das Letras

Essa lanchonete é nova na cidade mas já tá comandando os ‘paranauês’ da comida gostosa como os mais experientes no assunto, principalmente se o assunto for ‘Chapati’, um pão ‘muitcho louco’ estilo maluco beleza pra alimentar ‘bicho grilo’…. Não entendeu nada? Então vai lá, prova o chapati vegetariano (pedindo pra retirar o queijo minas vira vegan) que você vai entender tudo!

O chapati é uma espécie de pão meio crocante, fininho, parece até o pão árabe/sírio, sai quentinho, acompanha alface, tomate, azeitonas (caprichadas), orégano, milho, ervilha, azeite e você ainda pode colocar adicional de batata palha!

O mais incrível de tudo é que esse chapati divino custa apenas 5,00 Reais!

E a minha dica pra bebida é um suco de açaí… O chapati com esse suco combina perfeitamente!

Além do chapati vegetariano e vegan a galera do RockDog tá bolando um cachorro quente vegan que será vendido em breve e já foi anunciado no cardápio, o lugar é aconchegante, super bem decorado e a galera é muito receptiva… Se você estiver em São Thomé não deixe de ir no RockDog das Letras pois é quase um crime ir à São Thomé das Letras e não comer chapati!

 Para conferir a página do RockDog das Letras no facebook clique aqui em: RockDog das Letras.

Casa da Tapioca

Para quem deseja um lanche leve, sem glúten, a casa da tapioca tem!

Na casa da tapioca existem muitos sabores de tapioca lactovegetarianos e quando fomos lá achamos os seguintes sabores veganos: Berinjela, brócolis e banana com açúcar e canela.

O lanche sai em torno de 8 a 10 Reais e é super leve e saboroso, provamos a de banana e amamos!

Nós deixamos um cartão do nosso site com a galera da Casa da Tapioca e eles ficaram animados com a ideia de poder acrescentar mais opções veganas no cardápio e nós prometemos voltar pra conferir em breve!

Para acessar a página do facebook da Casa da Tapioca clique aqui em: Casa da tapioca.

Restaurante da Sinhá

Para almoçar ou jantar a nossa indicação de ouro é o Restaurante da  Sinhá, apesar de ter sido o último restaurante visitado por nós na cidade esse restaurante conquistou o nosso coração por muitas razões:

Ir almoçar nesse restaurante foi um show  a parte, porque a decoração é incrível, apesar de ser grande é aconchegante, tem uma área linda em com plantas e pedras que foi onde escolhemos comer, os atendentes são simpáticos, existem muitas opções veganas, você mesmo se serve direto do fogão a lenha (e isso é uma experiência que todo visitante precisa ter), a comida é saborosíssima e quando perguntei a respeito de opções veganas fui até informada que eles não usam gordura animal para refogar e preparar as coisas (o que é fundamental saber quando se está em MG)….

O preço é justo, me esqueci de ver quanto era mas o meu pratinho básico que passou um pouquinho dos 400g saiu aproximadamente 15,00 Reais, e valeu cada centavo porque estava divino!

Mesmo durante o dia o restaurante tem um ‘ar romântico’ e todo aquele ambiente rústico era encantador… E como eu sempre digo comida boa é algo que está além do prato, tudo ao redor fazia aquela comida especial, desde o toque suave dos temperos na medida certa, os aromas da cozinha, o calor que se sente ao pé da barriga proveniente do fogão a lenha quando se chega perto para escolher o prato, as cores lindíssimas de cada preparo e a simpatia com que se é atendido faz uma comida muito boa virar a melhor do mundo!

Eu me senti em casa nesse restaurante e quando voltar a São Thomé certamente voltarei lá, pois foi um dos almoços mais saborosos que tivemos durante a nossa estadia na cidade… O único defeito é ser longe da minha casa aqui  no RJ, pois se fosse perto eu viveria lá aproveitando esse pedacinho do paraíso todos os dias sem a menor dúvida!

Para conferir a página do Restaurante da Sinhá no facebook clique aqui: Restaurante da Sinhá.

Restaurante e Doceria Come Bem

Assim que chegamos na cidade a noitinha estávamos famintos e eu estava ansiosa para descobrir se conseguiria encontrar algum lugar onde o termo ‘comida vegana’ não parecesse algo totalmente aleatório… Como sempre cheguei perguntando se havia alguma opção vegetariana e só depois falei ‘sem ovo e sem derivados de leite’… E para o nosso espanto a moça que nos atendeu perguntou a sua mãe (que é uma ótima cozinheira) o seguinte: ‘Mãe você tem ai uma opção vegetariana VEGANA?’ Depois soubemos que a cozinheira é vegetariana!!!!

Não apenas tinha comida vegetariana como comida vegana feita na hora! No dia poderíamos pedir panquecas de brócolis ou berinjela fora as outras comidas… Escolhemos um prato feito com arroz, feijão (e sim, é feito sem carne), salada, batata frita, faforinha e polenta com molho de tomate… O prato é super bem servido e custou apenas 12,00 Reais!

O tempero mineiro é incrivelmente notável e dá pra sentir que a comida é fresquinha e feita com capricho! O ambiente é bem descolado tipico da cidade e fomos muito bem atendidos…

Vale a pena conferir os doces caseiros, muitos deles levam leite mas em geral as geleias não levam leite!

Para ver a página do Restaurante Come Bem clique aqui em: Restaurante Come Bem.

Empório

O Empório é um bar muito bem decorado, com música boa, muitas opções de cervejas e bebidas variadas e com uma opção de prato executivo que serve bem duas pessoas e pode ser combinado de forma a montar uma refeição vegana.

No cardápio não tem nada com o termo ‘vegan’, então a dica é avisar que você é vegan e deseja montar sua refeição, eles aceitam tranquilamente e ainda capricham!

A opção vegana no caso consiste em uma porção de arroz, outra de feijão e ai você negocia a porção de batata frita avisando que não quer queijo por cima e nada além de batata frita, o valor será o mesmo da batata que leva queijo, mas nós conseguimos colocar na ‘conta da batata’ uma porção de farofa simples e a saladinha…

Essa refeição para duas pessoas saiu por 28,00 Reais e nós gostamos muito do local, tanto pelo clima do bar quanto pelo sabor da comida, fomos durante o dia e a música era muito boa (era pop rock e uns rocks mais antigos bem suaves) mas pelo que vimos a noite tem até shows ao vivo!

 Para conferir a página do bar Empório no Facebook clique aqui em: Empório.

Para economizar

Se você está com pouca grana e não vai poder ficar comendo fora, apesar da comida ser barata, a cidade conta com mercados que oferecem o básico da alimentação vegan…

Em muitos hotéis, pousadas e estadias os quartos são equipados com fogão e frigobar, então se você não tem grana para comer fora a dica é levar suas panelas e talheres e cozinhar sua comida… Ok, você pode falar que não está viajando pra ficar cozinhando no hotel, então vou contar o que fiz para economizar um pouquinho!

Pro café da manha e pros lanches durante as refeições nós resolvemos passar no mercado e compramos geleia, sucos e biscoitos e compramos pão na padaria, ai pela manhã comíamos o pão com geleia  e tomávamos um suco de uva produzido em São Thomé (que tem em todos os mercados) e quando íamos passear também colocávamos na mochila biscoitos e pão com geleia… E você pode comprar frutas e fazer o mesmo, pois as cachoeiras, grutas e outros pontos as vezes ficam distantes do centro da cidade e não há lugar que venda comida no caminho então uma garrafinha de água, outra de suco e um biscoitinho salva você na hora da fome nesses lugares, principalmente se for viajar com crianças!

No mercado existem muitas opções de biscoitos doces que são veganos (ai você vai precisar ler os rótulos mas a dica é que esses biscoitos são baratinhos…), castanhas, amendoins, geleias, frutas e sucos… Coisas que dispensam qualquer preparo prévio, e há aqueles alimentos mais básicos para se preparar como legumes, verduras, cereais…

Em resumo você não vai encontrar aquele monte de opções veganas industrializadas que estão disponíveis em cidades grandes como salsicha vegan enlatada, tofu defumado, leite condensado de soja e coisas do tipo, mas você consegue achar muita coisa vegana para criar os mais diversos cardápios simples, saborosos, nutritivos e baratos para comer durante a viagem e gastar pouco dinheiro.

Talvez a dica de cozinhar seja algo mais essencial pra quem viaja em família ou em grupo e com pouca grana, pois em geral até compensa comprar comida no mercado para o café da manhã e para os lanches mas almoçar e jantar se torna barato quando se está em casal ou sozinho, calculamos que em média gastamos 15 reais por refeição…E se você levar na mochila sua garrafinha de suco ai fica ainda mais barato e na maioria dos lugares as porções são muito bem servidas e garantem que você segure a onda da fome até a próxima refeição.

 Na foto estou no Supermercado Souza Reis.

Artigos Relacionados

1 Comentário. Deixe novo

  • Olá agora abrirán ha pouco tempo o Tabuleria que é 100% vegano e vegetariano, uma galera muito guerrera que começou vendendo nas ruas e agora conseguirán abrir un espacio, e fazen una comida maravillosa, como hoje coxinha e fricasse de jaca, incrivel, Acho que no Instagram sao a @tabuleriapadariacriativa

    Em frente a eles tem también o espacio da Lu Quitutes que fazem un pastel de brócoli delicioso con Massa vegana e tem también opcao de sabor com proteína de soja.

    Mais à frente na mesma Rúa también descobrimos o Maha Mantra que é una posada e um restaurante e café, no día que fui tinha refeicao vegana de arroz feijao almondegas de soja, puré de batata baroa e salada muito gostosa e tbm opcao de sobremesa vegana, disseram que también fazem lanches más no horario que fui nao tinha

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site