O Casamento Só Amor é algo que todo mundo que vai casar e quer uma festa ecológica, sustentável e consciente precisa conhecer!
Organizar uma festa de casamento por conta própria não é uma tarefa fácil, mas se você mora aqui no Rio de Janeiro você pode contar com a ajuda da Maria Mendonça que fundou a Casamento Só Amor e vai facilitar a sua vida.
O Jornada Vegana traz uma entrevista exclusiva com a Maria Mendonça, que é uma referência na organização de casamentos veganos, ecológicos, sustentáveis e logicamente: Festas de casamentos cheios de amor e sentido!
Confira ao longo da entrevista algumas fotos lindíssimas selecionadas pela Maria de casamentos realizados com a Casamento Só Amor!
1 – Como nasceu o Casamento Só Amor?
Maria Mendonça: Eu comecei a trabalhar com eventos aos 16 anos como estagiária em uma empresa. Por conta disso fiz faculdade de turismo que era a que a grade mais tinha a ver com eventos em faculdade pública.
Só 8 anos depois trabalhando com eventos, após uma amiga me pedir ajuda para organizar o casamento dela, que eu vi que era possível empreender nesse mercado, mesmo ele sendo tão tradicional ainda.
Então após esse primeiro casamento, fiz os cursos de cerimonial, decoração e design floral e alguns eventos para portfólio, e comecei a estudar sobre como tornar todo o meu processo de trabalho e minha comunicação de forma igualitária e sustentável.
Eu sempre fui muito engajada e preocupada com questões ambientais e sociais, então no início foi muito difícil porque era algo que nunca ninguém tinha falado de forma profunda e realista.
Sempre associavam sustentabilidade em casamento de forma bem superficial, somente a casamento com coisas recicladas ou a casamento rústico.
Não via as pessoas preocupadas em incentivar diversidade e pela comunicação sempre voltada para a mulher, reforçando estereótipos machistas e heteronormativos, que já não fazem sentido hoje.
O casamento deve ser um momento de celebração único em que o foco seja apenas o amor.
“O casamento deve ser um momento de celebração único em que o foco seja apenas o amor.” Maria Mendonça
2 – O que é um casamento sustentável?
Maria Mendonça: Um casamento sustentável é um casamento ecologicamente responsável, socialmente correto e economicamente justo. Eu chamo de casamento só amor. 💚
3 – O que geralmente é mais desperdiçado em casamentos ? Quais são os pontos menos ecológicos que existem?
Maria Mendonça: Tem tantas coisas!
Depende muito do tipo de evento e decoração, mas no geral a maior parte do lixo é de plástico de embalagens de flores, doces, toldo e lembrancinhas e de papel, principalmente de caixas e forminhas.
A esponja floral usada para arranjos também é um problema, porque ela é bem tóxica, mas geralmente não precisamos usar pelos formatos de arranjos que fazemos.
4 – O que é imprescindível numa festa de casamento?
Maria Mendonça: Uma boa assessoria para planejar tudo de forma que o casal só curta os preparativos sem se preocupar com análises técnicas, filtrar fornecedores e burocracias de contratos.
Sobre as prioridades, varia muito de evento para evento, mas sempre digo aos casais para definirem suas prioridades de acordo com suas essências.
Tem gente que prefere investir no A&B, tem gente que prefere investir em um lugar encantador, há quem valorize música e atrações do evento e por aí vai.
5 – Recentemente é bastante comum a distribuição de lembranças e presentes personalizados em festas de casamento. Isso é obrigatório?
Maria Mendonça: Eu acho legal ter uma lembrancinha porque isso demonstra também um carinho especial com os convidados, mas eu acho que deve ser algo útil e caso seja descartável, seja em material que não seja prejudicial ao meio ambiente.
Acho que a personalização tem muito mais a ver com a experiência que os convidados terão na festa, podendo ser coisas que eles relacionem a história ou perfil do casal, do que somente a coisas materiais.
Acredito que é uma visão arcaica e pouco criativa achar que a personalização do casamento tá só na papelaria e nas lembrancinhas do evento.
Você pode escolher itens de um menu que remetam as viagens do casal, doces que lembrem da infância ou da sua cidade de origem, um dress code que tenham a ver com o perfil do casal e do local do evento, e assim por diante.
6 – Muitos noivos gostam de produzir algumas coisas pessoalmente, o que na sua opinião pode ser feito em casa e o que vale a pena comprar ou alugar ?
Maria Mendonça: Olha, eu sinceramente só aconselho aos noivos produzirem itens que possam ser substituídos facilmente de última hora ou que não façam falta, caso eles não consigam entregar.
São muitas emoções envolvidas próximo ao evento, então o ideal é que eles foquem nas atividades pessoais que todo casal precisa de fato se preocupar antes do evento e deleguem para outros, qualquer coisa que dê trabalho ou tome certo tempo.
7 – Quais as alternativas para diminuir a produção de lixo em festas de casamento ?
Maria Mendonça: Usar itens alugados, conversar com os fornecedores sobre alternativas com menor impacto ambiental para as embalagens e contar com empresa de coleta seletiva para o que não tiver jeito.
Adaptar a decoração para um estilo mais minimalista também é uma excelente opção.
8 – É possível fazer uma festa de casamento ecológica para uma grande quantidade de convidados? O que você pensa sobre grandes festas de casamento ?
Maria Mendonça: Sim, já fiz várias inclusive. A questão é que é muito mais fácil produzir menos lixo, quando o evento é menor e para festas maiores, essa logística pode ser mais complexa.
9 – Qual é o papel de uma cerimonialista e no que ela pode auxiliar na elaboração de um casamento vegano?
Maria Mendonça: Acho que o principal é a cerimonialista ser vegana ou estar em transição para o veganismo, ou pelo menos entender o propósito e o conceito a fundo do veganismo.
Eu gosto de ser muito transparente com os casais e sempre explico que temos poucas opções de fornecedores no mercado de casamentos alinhados com esse propósito.
Temos, além desses, também alguns fornecedores de A&B com opções aptas para veganos, com propostas de cardápio com opções sem ingredientes de origem animal.
São opções aptas para veganos, mas as empresas não são veganas. É sempre importante deixar isso claro.
Se você quer chamar o Casamento Só Amor para organizar a sua festa de casamento é fácil:
Você pode entrar em contato pelo Instagram e ainda conferir muitas dicas dadas pela Maria Mendonça! Veja o perfil do @casamentosoamor
Ou ainda pode entrar em contato pelo whatsapp: 21 968458025