Nós do Jornada Vegana acreditamos que existem histórias que precisam ser contadas para que a causa animal ganhe novas frentes de divulgação e por isso fizemos uma entrevista com a artista Mariana Fakih, que desenha estampas lindas com o tema ‘coma mais vegetais’!
Afinal de contas veganismo não é apenas dieta alimentar restritiva, não é apenas um conceito: É atitude! E é nesse espaço em que a arte ganha espaço e faz com que literalmente ‘vistamos a camisa’ da causa vegan.
Confira a entrevista da Mariana Fakih!
1 – Como você começou a desenhar?
Meu primeiro contato com o desenho foi com os gibis, ainda bem nova. Eu gostava de copiar os personagens e depois fui criando os meus, tentando misturar tudo o que via. Depois disso não parei mais.
2 – Como foi que começou a juntar seu dom artístico com o ativismo pelos animais?
Sempre tive uma predileção por desenhar animais, é incrível a vastidão de texturas, tipos e formas que existem. Curiosamente, quando comecei a pintar, foi a mesma época que parei de comer carne. De fato uma coisa parecia não ter tanto a ver com a outra, pois meu foco eram animais selvagens.
Um tempo depois percebi que a mesma liberdade criativa que eu tinha para desenhar certas espécies poderia se estender a todas elas, então quis transmitir isso para outras pessoas, de uma forma sutil e que tivesse o meu traço.
3 – Uma blusa com uma mensagem não é apenas uma ‘blusa’… Por que as pessoas deveriam vestir essas ideias?
Cada pessoa tem um estilo e personalidade distintos. Camisetas de time de futebol, de marcas de grife, estampas de bandas, filmes, etc. Quem ‘veste a camisa’, literalmente quer transmitir para os outros que gosta disso ou aquilo. Quando criei as camisetas quis transmitir a ideia de se criar novos hábitos, apesar da mensagem parecer imperativa (Coma mais vegetais), ela não veta outras opções.
4 – Você acredita que uma mensagem na blusa de um desconhecido ou de um amigo poderia levar alguém a uma reflexão sobre seus hábitos?
Com certeza! Como disse antes, a ideia é sugerir novas opções. Além do que, é mais fácil atrair um público visualmente do que apenas falando sobre. A mensagem ganha mais impacto quando acompanhada de um arranjo bem desenhado e vai ser lembrada por isso.
5 – Dizem que todo artista tem uma fonte de inspiração, qual é a tua fonte inspiradora?
Além dos próprios animais, ainda tenho fé no bicho homem e nas coisas boas que somos capazes de fazer. Músicas proporcionam verdadeiras bombas criativas as vezes. E o amor (momento brega hahah) é claro.
6 – Ser artista vegana é diferente de ser artista em outra realidade?
Acredito que sim. As vezes é esperado do artista criações apenas relacionadas a esse tema enquanto existem outros interesses no repertório. Minha linha é tênue entre os animais e a figura humana por exemplo. Acho que é válido explorar de tudo, isso traz pro artista o que ele mais procura: liberdade.
7 – No meio vegano as pessoas falam muito da questão alimentar para divulgar a causa, como você percebe que a arte pode ajudar a somar nessa jornada de informações?
Mais uma vez, o impacto visual é necessário, quanto mais didático e prático for, melhor. Cada vez mais as pessoas tem preguiça de ler um ‘textão’ de um post, artigos, colunas, etc. Eis o ponto que a imagem se torna poderosa no sentido de informar mais poupando tempo de leitura.
8 – Como são feitas as suas blusas?
As ilustrações foram feitas digitalmente, inicialmente com o intuito de virarem apenas pôsteres. Através de amigos e parcerias, as peças foram confeccionas em pequena escala, com silk screen, em um tecido que contém apenas poliéster e algodão sem qualquer origem animal.
Escolhi trabalhar com preto, branco e cinza para tornar a mensagem nítida com poucos elementos.
9 – Sabemos que preço e valor são coisas distintas e acreditamos que todos os veganos sabem exatamente qual é o valor de ter uma blusa feita por uma artista vegan, com uma mensagem que traduz algum ponto de nossa luta, por isso estamos curiosos não para saber o valor, mas o preço das blusas! Quanto custa?
Bingo! Pra mim não há nada mais gratificante que ver alguém sorrindo e satisfeito quando tem algo feito pelas minhas mãos. Até por conta disso, decidi fixar um valor que está abaixo do que se encontra por aí. R$ 40,00.
10 – Como as pessoas podem entrar em contato contigo para adquirir as blusas?
Ainda está por vir um canal direto pras pessoas adquirirem as camisetas.
Enquanto isso, pela minha página: Fakih Maa
https://www.facebook.com/Fakih-Maa-280527268763501/?fref=ts
Lá podem ser vistos também outros dos meus trabalhos a quem interessar. (:
Acredito que a causa Vegan possa alcançar mais pessoas expondo a mensagem de infinitas maneiras. Além das receitas, dos artigos, dos posts… É importante falar sobre, quebrar o estigma que estamos no topo de uma cadeia alimentar, quando na verdade a maioria se tornou prisioneira de um consumo desenfreado e maus hábitos gerados pela falta de informação.
A minha mensagem, ainda que pequena, traduz nas entrelinhas aquilo que acredito: “coma mais vegetais”, repense seus hábitos, reveja seus conceitos de consumo e passe adiante.
(: