E você ainda não sabe o que é que a baiana tem?! Pois bem… o que a baiana tem eu também não sei, mas já te adianto que elas tem a receita das melhores cocadas do mundo!
Aqui vai uma receita vegana de cocada, tipo dessas que você encontra pra vender nas ruas de Salvador… Só não digo que tem o sabor da Bahia porque essa foi preparada por mim (que sou carioca)…
A cocada além de ser uma comida típica baiana é também um doce típico das festas católicas de meio do ano – juninas e julinas – que acontecem em todo o país.
Como nem todos podem ir até a Bahia aqui está uma receitinha da tradicional cocada para você fazer na sua casa, seja para levar para uma festa junina, para servir em um aniversário ou simplesmente para matar o desejo de comer o doce!
Lembre-se apenas que este doce tem muito açúcar e que você deve comer pouco porque ele não é saudável! Principalmente para as crianças o consumo deve ser moderado.
Por ser uma receita típica de festa junina e da Bahia esta receita entra na nossa lista de receita temática e ganha a bandeira baiana para representar!
Ingredientes
4 xícaras de coco ralado fresco (pega o coco seco e rala na hora…eu consegui isso com 2 cocos)
4 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 Pitada de sal
óleo para untar um tabuleiro pequeno.
Modo de preparo
Coloque em uma panela a água e o açúcar, misture os dois ingredientes e leve ao fogo alto.
Não mexa! Apenas observe….
Num primeiro momento a mistura irá borbulhar e ficar meio branca… Mas ela aos poucos ficará transparente… quando ela estiver transparente coloque a pontinha da colher de pau e veja se tá em ponto de fio, eu não sabia o que era isso, na cara e na coragem fiz mesmo sem saber, a questão é, quando você encostar a colher levante e vê se a mistura desce fazendo uma espécie de fio (sem ficar pingando…entendeu?).
Depois adicione a pitada de sal e todo o coco, mexa até que comece a desgrudar do fundo da panela, tipo brigadeiro, você sentirá que ficará mais consistente…
Unte um tabuleiro pequeno com óleo, despeje a cocada no tabuleiro….
Espere 5 minutos e faça os cortes dos pedaços enquanto a cocada ainda estiver morna, porque depois de fria se você tentar cortar irá fazer uma
farofada total…
Desenforme com a ajuda de uma espátula e guarde em um pote com tampa.
Dicas importantes
Você pode deixar essa cocada mole adicionando leite condensado de soja quando ela estiver perto de dar o ponto dito na receita, desligar o fogo e colocar em copinhos para servir em festas, funciona super bem e geralmente faz sucesso em aniversários!
Você pode acrescentar paçoca a massa ou fazer com açúcar mascavo para ter uma variação dessa receita!