Recentemente conversei com um terapeuta Ayurvedico, na nossa conversa ele falou sobre energia vital dos alimentos… Como sou muito curiosa tratei de pesquisar mais sobre essa tal de energia vital e percebi que segundo os crudívoros nada possui mais ‘energia vital’ do que os brotos e grãos germinados.
Aqui vai o passo a passo da germinação do feijão Azuki, que cá pra nós não é muito usado na cozinha dos brasileiros, mas é riquíssimo em nutrientes super importantes para a promoção da saúde prevenção de doenças.
O Broto de feijão azuki nos ajuda a controlar a pressão arterial, fortalece nosso sistema imunológico,diminui a retenção de líquido e regula o excesso de açúcar no nosso sangue… Com tantos benefícios vale a pena inserir esse alimento na nossa alimentação!
Não existe uma medida certa para germinar, apenas tenha em mente que a quantidade quase triplicará depois de germinado… Da primeira vez eu coloquei quase meio kg de feijão, rendeu muuuuuuuuito, mesmo tendo muitas pessoas aqui em casa não faria uma quantidade tão grande novamente.
Modo de preparo
1- Lave bem os grãos.
2- Coloque em uma bacia.
3- Deixe de molho submerso em bastante água por uma noite, aproximadamente 8h.
4- Escorra a água e lave o feijão.
5- Amarre um pano de prato na boca da bacia, eu usei um barbante para prender.
6- Coloque na sombra e em lugar ventilado, a bacia deve estar virada para baixo o suficiente para que a água escorra um pouco…
7- Molhe 2 vezes ao dia para que o feijão continue sempre úmido.
Quando aparecerem as pontinhas brancas já podem ser comidos, maaaaaaas, se quiser continue germinando para que eles aumentem de tamanho..
É possível germinar até o aparecimento das duas primeiras folhinhas, particularmente eu acho mais saboroso comer antes de aparecerem as folhas, pois ele estará mais ‘adocicado’.
Dicas importantes
Você pode usar o broto em saladas diferentes, misturados com arroz integral, com azeite e orégano…
Esse broto tem um sabor que lembra o amendoim, é uma boa opção para o lanche!
É possível batê-lo com vitaminas.
Para armazenar, coloque em um pote com o fundo coberto por papel toalha , tampe e conserve no congelador. Mas ao fazer isso você perde parte da energia vital deste alimento, o ideal é germinar a quantidade que será consumida a ponto de não precisar guardar…
9 Comentários. Deixe novo
Parabéns pela postagem!. Tenho percebido, ao germinar o feijão azuki, que alguns grãos não germinam, o que é ruim, na hora de morder parece que estou mordendo pedra. Deu até medo de quebrar os dentes. A maioria germinou, mas alguns não germinaram. Como lidar com esse problema? Seria terrível perder um dente mordendo um feijão cru.
Olá Tiago!
É realmente um perigo comer o feijão cru! hahah Imagina se quebramos um dente comendo germinados, aí é que vão nos chamar de loucos mesmo!
Bem, algumas coisas influenciam a germinação então três fatores são extremamente importantes e observando-os acho que seu problema poderá ser solucionado:
1- O quanto o feijão é fresco – As vezes quando compramos feijão (principalmente os que no mercado tem menor procura) o nosso feijão pode estar sendo armazenado por um longo tempo, quanto mais fresco o feijão maior o potencial de germinação então olhe sempre a data impressa no pacote, não a de validade, mas a data de ‘fabricação’ para que você saiba quando foi a colheita…
2 – O clima – O clima mais quentinho favorece a germinação, então em locais mais frios vale a pena colocar o feijão num local mais aquecido da casa, se achar necessário coloque no Sol durante o dia, mas se onde você mora é realmente frio então deixe mais um ou dois dias germinando.
3 – A troca de água – Em geral trocamos de água a cada 8h, mas quando fazemos o rejuvilac (o líquido proveniente da fermentação dos grãos de trigo), por exemplo, não trocamos a água por 3 dias e tudo ocorre bem e os grãos germinam lindamente, ou seja, se quiser pode trocar apenas a cada 10h ou um pouco mais….
Espero que essas dicas te ajudem no seu processo de germinação, tenha certeza que a germinação é uma alquimia incrível para a nossa saúde e o poder nutritivo e energético dos germinados nos dá uma jovialidade maravilhosa, continue tentando e aprimorando-se nessa ‘arte’!!!
Beijinhos libertários, Debbi C’ruz
Adorei tuas dicas. São realmente bem explicadas, já coloquei o meu feijão de molho e estou esperando passar as 8 horas para fazer o procedimento para germinar. Adorei mesmo a tua maneira de explicar…Parabens !!
Os meus brotaram lindamente.
Tem alguma dica para tirar as casquinhas mais facilmente?
Que bom que brotaram com sucesso! Aqui não tiramos a casquinha, comemos ele assim mesmo pois tem mais fibra.
Um beijo libertário, Debbi C’ruz