Comer pamonha sempre foi uma especialidade minha, no entanto fazê-la foi uma verdadeira saga de tentativas e erros até conseguir executar uma receita que deu certo! Essa receita é trabalhosa mas o sabor compensa o trabalho porque uma pamonha fresquinha é irresistível!
Essa receita de pamonha é ideal para se fazer com pelo menos mais uma pessoa para ajudar ou num dia em que você tenha bastante tempo disponível, pois ela exige uma certa técnica…
A pamonha é uma comida tradicional no Brasil, então para entrar na nossa lista de receitas regionais vamos colocar a bandeia de Goiânia que é um local onde a pamonha está sempre presente, inclusive em locais chamados de ‘pamonharias’ que são lanchonetes especializadas em pamonhas!
Tradicionalmente a pamonha pode levar leite em sua composição, queijo nas versões salgadas e até linguiça… Aqui está portanto a versão sem ‘lactose’ ou qualquer derivado de leite ou produtos de origem animal, super vegana!
Ingredientes
- 7 Espigas de milho com a palha
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara de coco seco ralado
- 1 pitada de sal.
Para a versão salgada basta colocar uma colher de sopa rasa de sal e não adicionar açúcar!
Modo de Preparo
O primeiro passo para a confecção da pamonha é retirar a palha do milho sem rasgá-la, pois ela servirá como o recipiente para cozinhar a pamonha! Para remover a palha da maneira correta você deverá tirar o topo da espiga de milho assim as palhas não ficarão mais grudadas na espiga e você conseguirá remover uma a uma e ir reservando as que não rasgarem.
Depois de separar as palhas é hora de separa o milho! Rale ou corte o milho separando-o da espiga, vá reservando tudo numa bacia, faça isso com todas as espigas.
Leve o milho para o processador ou liquidificador, adicione meio copo de água a bata bem até que vire um creme de milho homogêneo e firme, não pode ficar aguado então não coloque mais água.
Transfira o milho batido para uma bacia.
Se o seu coco ainda não estiver ralado aproveite para ralá-lo, caso já esteja basta adicioná-lo ao milho batido.
Misture a açúcar e uma pitada de sal, sua massa está pronta!
Agora é a hora mais decisiva para a confecção da pamonha e é também a mais trabalhosa, pois precisaremos fazer uma dobradura com a palha para que seja possível enchê-la com a massa da pamonha e depois fechá-la.
Pegue uma palha, coloque 4 dedos apoiados na extremidade mais larga dela, enrole-a ao redor de seus dedos como mostram as 3 fotos superiores da imagem ao lado.
A outra extremidade formará um bico afunilado, você deverá dobrá-lo, este será o fundo do ‘copinho’ que você encherá com a massa da pamonha, veja as 3 fotos do meio da imagem ao lado.
Agora é só segurar o bico que você acabou de dobrar para que o copinho de palha não se desfaça e encher com a massa até que reste um espaço de 2 ou 3 dedos sobrando.
Para fechar a pamonha você deverá pegar outra palha para envolver tanto o ‘bico’ que você ainda estará segurando quanto toda a parte de cima da pamonha que estará aberta.
A dobradura será idêntica a outra que você já fez, mas ao invés de passar a palha ao redor dos seus dedos você a passará ao redor da parte superior do seu copinho e dobrará para baixo um ‘bico’ que ficará sobrando após envolver a pamonha, então com a ajuda de um barbante amarre a pamonha passando o barbante na horizontal e vertical prendendo bem o bico para que ela não abra.
Deixe as pamonhas reservadas em um refratário até que você termine de prendê-las.
Pegue uma panela bem grande e coloque água para ferver, assim que a água estiver borbulhando basta colocar as pamonhas uma após a outra na panela e deixar cozinhar com a tampa entreaberta por 45/50 minutos.