Essa matéria foi escrita pela nutricionista Dra. Priscila Azulay exclusivamente para o Jornada Vegana, confira!
Há alguns anos, durante o curso de Nutrição, nossa turma foi fazer um trabalho de conscientização nutricional com o público em um mercado. O objetivo era tirar dúvidas, dar orientações de uma forma geral e pesar as pessoas. Questionei na hora a necessidade da balança, mas todos consideravam fundamental a pesagem.
No dia da prática, houve grande interesse por parte das pessoas. Muita gente parando, pedindo informações, querendo desvendar mitos. Havia aqueles preocupados com a saúde e outros mais focados na questão do peso. Pela primeira vez, vi a ansiedade das pessoas ao subirem em uma balança e a decepção estampada em praticamente todos os que viam o número. E aquele momento era como o juízo final; o peso definia se a pessoa estava ou não se alimentando direito. Lembro-me de uma mulher, que timidamente havia se aproximado de nosso grupo. Ela queria escutar o que tínhamos a dizer. No entanto, ao pesar a mulher, uma colega minha (na melhor das intenções) fez conforme havíamos sido instruídos e deu o “diagnóstico”: você está obesa né?
Na mesma hora, a mulher se fechou. Disse “aham” e ia embora. Fui atrás dela, fazendo perguntas em vez de afirmar certezas, tentando fazer com que recuperasse a confiança na Nutrição.
Como essa mulher, vi várias outras que, embora procurassem se alimentar bem, se exercitar e cuidar da saúde de todas as formas, ao subir na balança consideravam que nada havia adiantado. Perdi a conta de quantas mulheres entrevistei naquele dia, de quantas acreditavam que seus bons hábitos nunca eram o suficiente apenas por causa do número na balança. Daí me pergunto: será que isso faz sentido, será que ajuda alguém, será que incentiva a querer melhorar?
Cada vez mais os estudos demonstram que temos indicadores de saúde muito mais relevantes que o peso, como colesterol, pressão, glicemia, insulina. Estes sim, precisam ser avaliados e mantidos dentro dos valores de referência. O peso, por outro lado, está muito longe de poder definir o estado de saúde de alguém.
Por outro lado, em minha prática como nutricionista, percebo um poder que o peso tem: o de definir se uma pessoa vai se sentir mal ou bem consigo mesma. Se vai desconsiderar tudo que tem feito de bom por si mesma, cada pequeno hábito que conseguiu incluir ou eliminar. Se vai passar a enxergar apenas o que, supostamente, fez “errado”. Por isso, aconselho aos meus pacientes que demonstram ansiedade com esta questão: não se pesem. Pois isso só vai fazer uma coisa: pesar mais.
Para entrar em contato com a Nutricionista Priscila Azulay
Instagram – Clique aqui
Facebook – Clique aqui
Whatsapp (21) 993797275
Priscila Azulay é Nutricionista especialista em alimentação vegana e vegetariana, ela presta consultorias e ainda elabora receitas funcionais, integrais e veganas deliciosas!