Muitos cheiros e sabores me remetem a minha infância, os sonhos tem um aroma e sabor muito especial pra mim, pois me lembro perfeitamente de como era gostoso quando meu pai trazia no fim da tarde sonhos fresquinhos pra mim, era talvez o que eu mais gostava de comer na padaria.
Esses sonhos podem ser feitos em tamanho normal ou em miniatura para servir em festinhas infantis… Não é o tipo de lanche saudável mas também não é algo pra fazer todos os dias então uma vez ou outra tá liberado!
Vou ensinar a fazer a massa dos sonhos e o recheio ficará por sua conta, mas pra ajudar vou deixar algumas sugestões no final…
Ah, você sabe qual é a origem dos sonhos?! Essa delícia que permeia as padarias aqui no Brasil são de origem portuguesa, lá em Portugal são chamados de ‘bola de Berlim’, o nome bola de Berlim vem de outro doce muito parecido com o sonho, porém recheado de frutas vermelhas… E como forma de homenagearmos Portugal por essa iguaria vamos colocar essa receita na nossa lista internacional com a bandeira portuguesa.
Ingredientes
4 xíc. de farinha de trigo
3/4 xíc. de açúcar
pitada de sal
75 margarina vegetal
15 g. de fermento biológico fresco
água morna
Açúcar e canela
Modo de preparo
Você precisará de um pouquinho de atenção, pois deverá colocar água morna aos poucos, sempre misturando (é realmente importante que você coloque sempre pouca água), vá amassando até tornar uma massa macia e não grudenta.
A marca Olvebra produz um doce de leite de soja muito bom que fica divino se você misturar com coco ralado.
Uma boa pedida também é usar geleias para rechear.
Dicas importantes