Sabe aquela pipoca doce de rua super cheirosa!? Se você já tentou reproduzir em casa deve ter vivido em algum momento o mesmo drama que minha mãe passou por toda a minha infância cada vez que eu pedia a tal ‘pipoca doce’….
O drama é dividido em várias partes diferentes e aumenta a ‘sofrência’ a cada etapa… O drama começa quando a pipoca não fica igual a do pipoqueiro, ele se agrava quando queimamos a pipoca ao tentarmos reproduzir alguma receita e piora muito quando vemos o fundo da panela completamente preto e grudento…
Mas como eu não gosto de dramas, ao menos na cozinha, consegui desvendar o segredo da pipoca doce e um modo prático de fazê-la sem a tal ‘panela queimada’ característica deixada pelos amadores na arte da pipoca, então prepare-se para descobrir como é que se faz a melhor pipoca doce do mundo ‘like a boss’!
Ingredientes da parte 01
Um pouco de óleo pra preparar a pipoca.
Um punhado de mílho
Ingredientes da parte 02
1 xíc. de açúcar (pode ser mascavo)
1 col. de sopa de cacau em pó (pode ser um achocolatado)
Modo de preparo da pipoca
Em uma panela grande e com tampa aqueça o óleo.
Quando o óleo estiver bem quente coloque o milho e com uma colher de pau mexa deixando todos os milhos bem lambuzados de óleo.
Feche a panela e espere começar a pipocar, vá sacudindo a panela sem destampar para que a pipoca não queime, não use fogo alto.
Quando o intervalo de estouros das pipocas for maior que 3 segundos desligue o fogo e deixe a panela tampada ainda para ver se mais algum milho estoura.
Coloque a pipoca em uma bacia.
Modo de preparo da parte doce da pipoca
Leve ao fogo alto uma panela preferencialmente antiaderente (ou na mesma que foi feita a pipoca), espere até que ela esteja bem quente, geralmente as antiaderentes soltam uma fumacinha… Despeje o açúcar.
Não pode parar de mexer, ele vai começar a derreter, vá desfazendo as bolinhas que se formam e adicione o achocolatado.
Faça isso em fogo médio, assim que estiver completamente caramelizado abaixe bem o fogo e coloque a pipoca na panela, misture bem.
Acabando com o drama da panela queimada
Para lavar a panela faça o seguinte: Coloque água até a metade e um pouco de detergente, leve ao fogo alto e mexa com a colher de pau que também estará suja, deixe ferver… assim a panela ficará quase toda limpinha, depois é só passar uma água, a calda desgrudará completamente do fundo da panela!
Dicas importantes
Nunca pare de mexer a calda de açúcar.
Não use muito óleo.
Coma com moderação, apesar do gosto maravilhoso e não enjoativo a receita leva muito açúcar e por isso as mamães devem ficar de olho na quantidade oferecida para as crianças.
Não espere que dê certo colocar a calda junto com o milho de pipoca, vai queimar 😉
2 Comentários. Deixe novo
esse site é um dos meus preferidos,só anotando as
informações.
parabéns pelo site, muito util.