Coração de bananeira, umbigo de bananeira ou ainda Mangará… Esses diferentes nomes são dados para a mesma parte da bananeira, uma espécie de flor que fica na extremidade do caule que sustenta as bananas que estão nascendo.
O coração de bananeira se enquadra em dois tipos de comidas que destacamos aqui no site: O de PANC – planta alimentícia não convencional. E de Aproveitamento integral dos alimentos, já que em muitas plantações essa parte é descartada!
O coração de bananeira tem textura e gosto que lembram o palmito, ele pode ser usado em refogados, como recheio de pratos salgados, recheio de coxinha, empadões, tortas e onde mais a sua imaginação permitir.
O processo para fazer o coração de bananeira é longo mas é simples. Vamos aprender?!
O que usamos
Do coração da bananeira podemos usar o interior dele, ou seja, primeiro descascamos até encontrarmos uma parte mais clara, a partir dessa parte podemos cortar o coração da bananeira para cozinhar.
Ao descascarmos o coração de bananeira achamos algumas pequenas estruturas que parecem brotos de banana, é a flor da banana, também podemos utilizar…
Para usar a flor da banana é preciso remover dentro de cada flor uma parte mais fibrosa, como se fosse um espinho longo, após remover isso é possível cozinhá-la também!
Como Preparar o Coração de Bananeira
O primeiro passo importante para manusear o umbigo de bananeira é compreender que ele solta um visgo que mancha roupas e que esse visgo pode ser removido com óleo e depois detergente das superfícies em que for manuseado.
Antes de começar a ‘por a mão na massa’ encha de água uma bacia e adicione 2 colheres de sopa de vinagre, pois o umbigo de bananeira oxida rapidamente depois de descascado e picado, o mesmo vale para as flores de banana.
Quem decidir aproveitar tudo, tanto o umbigo quanto as flores pode separar duas bacias diferentes, pois para as flores, como já disse, é preciso retirar a parte mais fibrosa que há no interior de cada flor, já o ‘mangará’ é só picar e pronto.
Conforme for cortando vá colocando na água com vinagre.
Após tudo devidamente cortado, coloque uma panela com água e um pouco de bicarbonato ou vinagre no fogo, adicione o mangará picado para ferver.
Deixe na panela até pegar fervura e depois conte 5 minutos, escorra depois toda a água e repita esse processo ainda mais duas vezes.
Ferver as 3 vezes o coração é importante para que retiremos o amargor característico dessa parte da planta.
Após isso você já pode preparar qualquer receita com o seu coração de bananeira, é só caprichar no refogado e soltar a imaginação!