Nuggets Veganos

Eu ADORAVA comer nuggets quando não era vegetariana… Assim que mudei meus hábitos alimentares eu passei por um longo período sem conhecer qualquer coisa equivalente aos nuggets numa versão vegana.

A primeira vez que provei nuggets veganos foi no Prime Dog em São Paulo, o sabor era incrível e a textura era perfeita! Mas, eu moro no Rio de Janeiro e aqui não tem Prime Dog! O que fazer?!

Depois de muitas tentativas surgiu quase que ‘por acidente’ uma receita incrível de nuggets veganos na minha cozinha… Eles não se parecem com os do Prime Dog, mas se meus vizinhos que não são vegetarianos aprovaram e comeram um monte isso quer dizer que eles são realmente gostosos!

Agora deixo essa receitinha compartilhada com todos vocês que buscam por uma opção vegana de nuggets, aqui está um salgadinho incrivelmente saboroso, com uma aparência fantástica e nutricionalmente riquíssimo!

Se fizer essa receita escreve pra gente mandando uma foto e nos conte sobre o que achou! contato@jornadavegana.com

Ingredientes

250 g de feijão branco.

1 lata de milho.

Até 2 copos americanos de farinha de trigo.

2 Colheres de óleo.

Sal, alho, pimenta do reino e cominho, cebola e outros temperos a gosto.

Água e farinha de rosca para empanar.

Óleo vegetal para fritar.

Modo de preparo

Aprenda uma coisa super importante que salvará sua vida por dois aspectos: Deixar o feijão de molho na véspera do preparo é muito bom! Primeiro porque agiliza o preparo e segundo porque te causará menos gases… Então deixe de molho na véspera!

Cozinhe o feijão até que ele fique macio, deixando de molho na véspera ele demora uns 15 ou 20 min. fora da panela de pressão… É bem rápido em relação aos outros feijões, mas atente-se para não deixá-lo com muita água no final do cozimento.

Você pode picar cebola e alho e adicionar na panela (nem precisa refogar), colocar sal e pimenta  e qualquer outro tempero que deseje.

Se você tem um processador pode bater o feijão com um pouco do caldo do cozimento até conseguir formar um puré, não coloque muita água, ok?! Se você não tem um processador pode tentar fazer o mesmo no seu liquidificador, mas caso ache que ele não dará conta de bater tudo amasse com um soquete ou com um garfo!

O milho pode ser processado ou posto inteiro na receita, fica a critério de quem vai comer, eu prefiro colocar ele inteiro..

Misture o puré de feijão bem temperadinho com o milho, acrescente 2 colheres de sopa de óleo vegetal e vá adicionando farinha de trigo aos poucos, para a minha receita usei somente um copo e meio de farinha de trigo para conseguir fazer uma massa não muito grudenta! Coloquei nos ingredientes um pouco mais porque a quantidade de água usada para processar o feijão pode ser maior ou menor em cada receita…Entenda que a massa não ficará completamente soltinha, mas ela não estará uma massa grudenta, é preciso conseguir trabalhar com ela sem que fique muito pegajosa, portanto use o mínimo de água possível para processar ou amassar os feijões!

Enrole a massa em um filme plástico ou coloque num potinho e deixe na geladeira por pelo menos meia hora para que o glúten do trigo comece a agir e dê mais consistência aos nuggets.

Prepare dois pratos ou cumbucas, uma com água gelada e outra com farinha de rosca, você deve ir modelando e passando primeiro na água e depois na farinha de rosca.

Caso não queira preparar tudo na hora coloque em um tabuleiro e congele.

Frite em óleo quente e deixe escorrer em papel absorvente antes de servir!

Bruno e Julia (meus vizinhos que amaram a receita), Débora (eu) e o Rodrigo (o TI do J.V.).

Dicas importantes

Essa receita rende muitos nuggets, caso não queira modelar todos é possível guardar a massa na geladeira por até 3 dias e ir modelando aos poucos.

Você pode deixar até 2 meses no congelador os nuggets empanados.

Caso não queira fritar é possível assar, para isso unte com óleo ou azeite um tabuleiro e deixe 10 minutos assando de um lado, vire os nuggets e asse mais 10 minutos do outro… ou até que fiquem douradinhos!

Você pode fazer versões recheadas de nuggets com legumes, pts… E até mesmo usar essa massa como massa de salgadinho!

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

15 Comentários. Deixe novo

  • Será que dá certo assar?

    Responder
  • Olá!

    Os nuggets ficam crocantes? Os meus não ficaram… =/

    Mesmo deixando o feijão branco 12 horas de molho, eles demoraram muito mais de 20 minutos para ficarem macios. Tive que colocar na panela de pressão. Alguma dica?

    Obrigada!!!

    Responder
    • Olá Jenniffer,

      Os meus nuggets sempre ficam crocantes e em geral o feijão fica no ponto com 20 minutos na panela entreaberta em fogo alto, mas isso pode variar devido aos seguintes fatores:

      1- o material da panela: Costumo cozinhar em panela de cerâmica, esse tipo de material proporciona um calor alto e constante e difere muito das habituais panelas de alumínio que geralmente são usadas nas cozinhas.. Isso influencia no tempo de cozimento.

      2 – O tempo de preparo e a mudança de método – Em 20 minutos de cozimento numa panela como a minha os feijões brancos não ficam tão macios a ponto de querermos comê-los com arroz, mas ficam macios o suficiente para conseguirmos colocar no triturador ou amassarmos com um garfo… A panela de pressão faz com que o alimento fique macio mais rápido, mas pode ser que aí esteja o ‘x’ da questão, deve ter ficado macio demais… E a própria panela de pressão já faz com que o alimento retenha mais água e isso altera o ponto da massa que será feita depois com o feijão.

      3 – O tempo de fritura e a temperatura do óleo – Isso também pode influenciar na questão de ter um nugget crocante, pois se o óleo estiver muito mais quente do que o normal (tipo saindo fumaça) o nugget vai corar rápido e não vai ficar bom por dentro, principalmente se ele não foi congelado antes o óleo não precisa estar na temperatura máxima… Vele a pena abaixar o fogo depois de aquecer o óleo e ir fritando aos poucos….

      Essas são todas as variantes que eu consigo pensar que podem influenciar no preparo dessa receitinha, mas aconselho que você tente novamente e deixe o feijão cozinhar por apenas 20 minutos e amasse, mesmo que ele fique teoricamente mais durinho a ponto de você não sentir vontade de comê-lo puro…

      Espero ter ajudado,
      Beijinhos Libertários, Debbi C’ruz

      Responder
  • Oii
    Será que dá certo congelar eles empanados? Para apenas fritar depois?

    Responder
  • Eu fiz e ficou muito bom, recomendo e olha que eu nem sei cozinhar, e ficou uma delícia ; D

    Responder
  • Será que dá certo fazer na Airfryer???

    Responder
  • Oi! É possivel substituir a farinha de rosca por outra sem glúten?
    Eu preparei a receita e adorei, e adoraria fazer para a minha família, porém há pessoas celíacas e precisava saber se tem algum substituto.
    Obrigado, desde já

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site