O dahl de ervilhas é um dos meus pratos prediletos, comi pela primeira vez em um restaurante vegano chamado “Caminho do Mar” (fica no RJ, na estrada do pontal) assim que me tornei vegana em 2012, naquela época eu não curtia comida saudável, mas amei o Dahl de ervilhas porque tem um sabor marcante e uma ‘potência’ que é bem característica da culinária indiana… O que deixa qualquer comida natural e saudável ficar irresistível até mesmo para as pessoas mais viciadas em ‘junk food’ como eu era na época.
Pesquisei várias receitas pra tentar fazer em casa, e finalmente dei uma delas pra minha mãe que fez o meu mais novo prato predileto, com um sabor único e especial que só ela conseguiu dar. Então, essa receita é na verdade da minha mãe, estou fazendo com ela enquanto escrevo a receita querendo aprender como ela deixa esse prato tão delicioso… Espero que vocês gostem!
Este é um prato típico da Índia e por isso ganhará a bandeira indiana ao entrar na nossa lista de receitas internacionais!
Ingredientes
- 250 g de ervilha
- 1 tomate picado
- 1/2 pimentão picado e sem sementes (você escolhe a cor, o vermelho fica ótimo)
- 1 batata inglesa
- 1 cenoura média
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- 2 col de chá de curry
- Sal a gosto
Temperos para usar a gosto – Opcionais para turbinar o sabor.
- Cominho
- Chimichurri
- pimenta do reino
- Cebolinha
- Coentro
- Salsinha
Modo de preparo
Lave a ervilha, coloque em uma panela cobrindo-a com água para cozinhar (por aproximadamente 20 min.) até que fique bem mole, quase desmanchando. (O ideal é deixar a ervilha de molho da noite pro dia, escorrer a água e depois cozinhar, assim além da ervilha ficar mais nutritiva – porque remove-se o fitato – ela cozinha mais rapidamente).
Enquanto isso, pique o alho em pedaços pequenos, doure-o em uma panela com um fio de óleo ou azeite e acrescente a cenoura picada em cubinhos. Vá adicionando os temperos em pó de sua preferência e um pouco de água para que a cenoura cozinhe, depois de aproximadamente 7 minutinhos adicione a batata também picada, se necessário adicione mais água, assim que a cenoura e a batata estiverem bem macias junte a ervilha cozida e os pimentões e tomates.
Só então adicione o sal e vá provando para acertar os temperos.
A dica de colocar sal no final é legal por dois motivos: O primeiro é porque no início do preparo não dá pra saber o quanto basta e você corre o risco de colocar mais sal do que deveria e depois porque o sal deixa os grãos mais duros para cozinhar então é ideal que ele seja posto quando os grãos já estiverem macios (isso serve também para lentilha, feijão, grão de bico…).
Dicas importantes
Coloque bastante tempero, a culinária indiana é bem temperadinha, isso deixará o seu dahl maravilhoso!
Você pode colocar outros legumes conforme desejar.
6 Comentários. Deixe novo
cada vez que vejo esse site vejo uma postagem melhor que a outra , parabens …
Tem de ser ervilha natural ou pode ser enlatados?
KkAqui só encontro enlatada
Oi Luciana!
Hahahaha aqui a ervilha tem que ser a natural seca, que vende no mercado na mesma parte onde você encontrará a lentilha!
Enlatada não dá muito certo não, apesar de um amigo que acompanha o Jornada Vegana já ter feito e não ter achado ‘ruim’ (mas vamos combinar que ele tá acostumado a comer comidas sem nenhum tempero e achar bom……)
Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz
Muito grato pela receita. ..Parabéns
ola! quando vc poe o tomate e o pimentao? nao esta no modo de fazer…obrigada.
Karinna
Karina! Essa receita é bem antiga no site e não tinha passado por uma revisão, gratidão por enviar a sua dúvida pois fez com que eu pudesse corrigir… Depois que as batatas estiverem macias você pode colocar os pimentões junto com as ervilhas.
Gratidão e um grande beijo libertário, Debbi C’ruz