Pra fazermos um cachorro quente vegano saudável de verdade precisamos gastar pouquíssima grana, não precisamos ir a nenhum outro lugar a não ser um mercado ou sacolão… E o melhor vem agora: Não demora uma eternidade para ficar pronto!
Um cachorro quente é formado por alguns ingredientes básicos: Um pão, que pode ser o pão francês ou um pão caseiro (que pode ser este aqui), uma salsicha/linguiça – que geralmente é ultra-processada, e acompanhamentos a gosto que sempre incluem um molho que tempera a salsicha e coisas como uma maioneses, batata palha, milho… No nosso caso faremos a bendita ‘salsicha saudável’!
Nesse post vou ensinar a preparar uma alternativa de salsicha muito simples e nutritiva, todos os acompanhamentos (vou indicar alguns postados aqui no J.V.) são à gosto e opcionais!
Essa receita serve para ser usada em festas de aniversário, principalmente as infantis, pois o custo benefício é incrivelmente vantajoso e ao contrário das outras salsichas ultra-processadas essa aqui você pode comer sem peso na consciência! . =)
Quando fizer mande um e-mail contando-nos o que achou e se quiser envie a foto pra participar do ‘comida de leitores’! contato@jornadavegana.com
Ingredientes
4 Cenouras não muito grandes e preferencialmente com a mesma espessura, (preferencialmente as finas).
1 Pimentão amarelo pequeno
1 Pimentão vermelho pequeno
Aproximadamente 150 ml de molho de tomate (pode ser esse caseiro daqui).
1 Cebola roxa ou branca picadinha
3 dentes de alho
Sal e temperinhos a gosto
1 fio de azeite ou óleo vegetal
Modo de preparo
Lave bem as cenouras, se elas forem orgânicas pode usar com casca se preferir, se não forem descasque. Corte as cenouras do tamanho que você deseja que fique a salsicha, eu tinha cenouras longas e por isso as cortei no meio, na dúvida coloque o pão do cachorro quente do lato e veja o tamanho ideal.
Pique o alho e a cebola, refogue com um fio de azeite ou óleo vegetal, quando eles estiverem bem douradinhos coloque as cenouras, misture bem e jogue o molho de tomate na panela.
Coloque os pimentões e tomates picadinhos na panela, acrescente água até cobrir ou ficar na mesma altura que as cenouras e adicione sal e temperos como páprica e pimenta do reino com cominho, o segredo do nosso cachorro quente saudável é cozinhar a cenoura em um molho bem saboroso e suculento!
Misture tudo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta, a cenoura deverá cozinhar por aproximadamente 15 ou 20 minutos, o ponto ideal para retirar do fogo é quando ela estiver totalmente macia a ponto de você conseguir espetar um garfo nem no meio dela.
Ficou macia!? Então pode desligar e sua salsicha para um cachorro quente saudável está pronta com um molho riquíssimo em nutrientes!
Vamos montar esse hot dog?!
Montando o cachorro quente
Para turbinar o meu cachorro quente eu usei:
Molho de tomate caseiro – receita aqui
Queijo cremoso de castanha de caju – receita aqui
Batata palha
Mas você ainda pode adicionar outros ingredientes na montagem como:
Milho
Ervilha
Azeitonas
Maionese de castanha de caju – Receita aqui
Puré de batata (para fazer um hot dog estilo paulista) – Receita aqui
Parmesão de castanha – Receita aqui
Caso você queira fazer o pão o Jornada Vegana te indica as seguintes receitas – clique no nome para abrir em outra guia as receitas:
9 Comentários. Deixe novo
Farei a receita pois adorei muito muito!
Logo mais, mando foto!
🙂
Obaaaa!!!!
Ficarei aguardando ansiosamente e com água na boca! hahah Espero que você goste e que essa receita te proporcione um momento delicioso Lily!
Beijinhos libertários, Debbi C’ruz
a arte é dom de Deus!!! devemos aproveitar sempre!!! tudo que é arte me atrai!!! deixo algumas palavras para os que fazem destas maravilhosas receitas sua profissão!!! O sucesso só está com quem o busca e faz por merecer, seja um profissional competente e comprometido, e sem dúvidas serás merecedor de todos os méritos dispostos.
Kbastos