O Vatapá é hoje um prato tradicional da culinária baiana, o prato foi desenvolvido aqui através dos africanos que foram trazidos para cá como escravos, sofreu algumas adaptações e versões diferentes conforme o estado em que é feito, pois apesar de ser muito tradicional na Bahia, outros estados também possuem uma versão do vatapá.
Originalmente o vatapá não é um prato vegano pois leva camarão, frutos do mar ou até mesmo frango, mas não há nada com o que se preocupar porque sempre é possível fazer algum tipo de adaptação sem perder a beleza e o sabor da comida!
O vatapá pode ser consumido em refeições comuns com grãos, cereais, saladas e até mesmo como recheio de salgados, tortas, panquecas e logicamente o uso mais difundido é como recheio do acarajé.
Aproveite essa releitura do vatapá e delicie-se com um prato que vai pra nossa lista de receitas regionais com a bandeira da Bahia!
Ingredientes
- 3 Pães franceses adormecidos
- 2 copos de leite de coco (confira a receita caseira aqui)
- 5 copos de água
- 1 cebola
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão verde pequeno
- 100g de castanha de caju torrada e salgada
- 3 colheres de sopa de azeite de dendê
- Sal a gosto
- Pimenta do reino e cominho a gosto
- Cheiro verde a gosto
Modo de Preparo
Pique o pão de forma grosseira e o adicione no liquidificador com o leite de coco e a água, bata até conseguir uma mistura homogênea e reserve.
Pique a cebola e os pimentões. Em uma panela adicione o azeite de dendê e doure a cebola picada, em seguida acrescente os pimentões picados, mexa bem e coloque a batida feita com o pão.
Acrescente sal aos poucos assim como pimenta do reino e cominho, vá provando para ver o quanto basta.
Mexa bem para não queimar no fundo, a mistura da panela começará a engrossar, você pode deixar o fogo médio e a panela entreaberta. Enquanto cozinha pique o cheiro verde!
Assim que o vatapá estiver consistente e bem temperado adicione as castanhas de caju ligeiramente partidas e o cheiro verde. Misture bem e desligue o fogo.
Pronto! Seu vatapá está finalizado e pronto para ser saboreado.
Bom apetite!
Acarajé (bolinho de feijão fradinho) recheado com vatapá e vinagrete.