Essa receita de varenike vegano é uma opção de um prato naturalmente vegetariano, porém, na receita mais tradicional a massa leva ovos.
Varenike é um prato típico da culinária judaica, mas sua origem é polonesa, onde também é chamado de Pierogi.
Trata-se de uma espécie de massa em formato de pastel, geralmente recheado com batata e cebola, que é a versão mais famosa.
A massa desse varenike vegano é fresca e pode ser feita em casa sem dificuldades apenas com a ajuda de um rolo ou uma garrafa de vidro para abrir a massa.
Eu como varenikes desde que sou pequena e essa foi uma receita que eu adaptei para tornar vegana e que aqui em casa faz o maior sucesso!
Essa receita de varenike vegano vai entrar na nossa lista de receitas internacionais com a bandeira da Polônia e também ficará na lista de receitas receitas religiosas pois é uma tradição da culinária judaica, pois no judaísmo é comum comer varenikes em festas como chanucá e em períodos em que não se come carne.
Então vamos a receita!
Ingredientes da Massa
- 2 Copos de farinha de trigo
- 1/2 Copo de água
- 1 Pitada de Sal
Ingredientes do recheio
- 4 Batatas médias
- 1 Cebola
- 1 Col. de sopa de açúcar mascavo
- 2 Col. de sopa de azeite
- Sal a gosto
- Água o quanto baste
- Zaatar ou outro tempero de sua preferência (opcional)
Modo de Preparo
Vamos começar preparando o recheio, então comece colocando uma panela com água no fogo enquanto você lava, descasca e corta as batatas, quando terminar é só colocar as batatas para cozinhar e acrescentar um pouco de sal na água.
Descasque e pique a cebola, coloque-a numa frigideira com o azeite e uma colher farta de açúcar mascavo, deixe caramelizar e depois apague o fogo e reserve.
Quando as batatas estiverem macias escorra toda a água do cozimento e amasse as batatas ainda quentes com um garfo formando um purê, depois junte a cebola caramelizada e misture bem, aqui é importante acertar o sal e se desejar você pode acrescentar o zaatar (um mix de temperos tipico do oriente médio) ou outro tempero de sua preferência.
Vamos fazer a massa do nosso varenike vegano?
Em uma bacia peneire a farinha de trigo, acrescente uma pitada de sal e a água aos poucos, vá misturando bem até obter uma massa homogênea e bem firme, talvez seja necessário colocar mais ou menos água, você precisará obter uma massa que não grude nas mãos, por isso é importante ir acrescentando a água aos poucos.
Vá manipulando a massa e sovando-a, sove-a por 5 minutos que é o necessário para conseguir uma massa bem homogênea como a da foto ao lado.
Enfarinhe a sua bancada e vamos abrir a massa com a ajuda de um rolo, quanto mais fininha a massa melhor, porém não abra muito a ponto de ficar transparente.
A dica para abrir a massa sem muita dificuldade é deixar sempre a parte de baixo e de cima da massa enfarinhada.
Com um copo corte a massa em círculos, eu usei um copo de boca menor, mas você pode fazer do tamanho que desejar.
Junte os retalhos que sobrarem dos cortes para abrir novamente.
Vá acrescentando um pouco de recheio no centro de cada disco de massa e depois dobre a massa apertando bem nas extremidades, é importante não deixar que fique com ar entre a massa e o recheio.
Depois de fechar a massa você pode ir colocando o seu varenike vegano em um tabuleiro enfarinhado ou na própria bancada com farinha para aguardar o termino do preparo da massa.
Com a massa recheada é hora de finalizar o preparo!
Coloque uma panela com água no fogo, com um fio de azeite e deixe ferver, assim que ferver acrescente os varenikes aos poucos por vez (para quem não grudem) e deixe cozinhar por 2 minutos, retire com uma escumadeira e pronto!
Algumas pessoas depois de cozinharem na água gostam de passar na frigideira com azeite, você pode fazer isso também, mas é opcional, aqui em casa não fazemos dessa forma.
Uma dica boa é colocar azeite por cima dos varenikes depois de prontos para que não grudem.
Se sua massa ficar mais grossa talvez você precise deixar cozinhar mais que 2 minutos, faça um teste com uma e prove… Massas muito finas podem cozinhar mais rápido também.
1 Comentário. Deixe novo
Humm que delícia!!! Gratidão pela receita