Antes de dar essa receitinha de Shitake no papillote preciso fazer uma confissão: Eu não era fã de cogumelo, cresci comendo champignon e fazendo careta, até que conheci o universo incrível dos cogumelos frescos e todos os sabores e texturas diferentes que eles podem trazer para os pratos veganos, não demorou muito pra que eu me apaixonasse por eles!
Muitos conhecidos meus dizem não gostar de cogumelos, mas quando eu pergunto quais cogumelos eles já provaram me deparo com a mesma questão que enfrentei: As pessoas não curtem aquele champignon em conserva que não se parece em nada com os cogumelos frescos.
Se você quiser ter uma experiência gastronômica incrível e inesquecível prove essa receitinha de shitake no papillote, não tem erro no preparo e o sabor é maravilhoso…. Além do shitake ser um afrodisíaco natural, então guarda essa dica pra quando for fazer um jantar romantico! 😉
Ingredientes
100g de Shitake
3 col. de shoyu
1 col. de azeite
Cebolinha a gosto
Modo de preparo
Comece ligando o forno e pré-aquecendo-o a 200g °C.
A maioria das pessoas não lavam os cogumelos, aqui em casa sempre lavamos e isso nunca influenciou no sabor ou textura, você pode optar por apenas limpar o shitake com um pano de prato seco ou pode fazer como eu, lavar bem e verificar se não estão infestados de bichinhos (e isso realmente pode acontecer e gerar alergias) e em seguida fatie o shitake, remova a parte mais dura do talo e descarte-a.
Separe um pedaço de papel manteiga ou alumínio, tem que ser grande o suficiente para embalar todo o cogumelo.
Faça uma espécie de ‘caminha’ com o papel e coloque o shitake, coloque o azeite e o shoyu por cima, misture bem e feche o papel dobrando bem, a ideia é que o vapor não saia e que o shitake cozinhe ali dentro, então feche bem e lembre-se que vai ter vapor quente ali dentro na hora de abrir.
Leve ao forno de 15 a 20 min. depois abra com cuidado e pique a cebolinha na hora por cima.
Shitake temperado antes de ir para o forno.
Shitake no papillote
Shitake feito no papillote como acompanhamento do bobó vegano!