Shakshuka é uma delícia Israelense servida no café da manhã, a versão tradicional leva muitos ovos e se você der uma pesquisada no google verá dezenas de fotos, todas com ovos, mas aqui está uma receitinha divina de Shakshuka Vegan tão deliciosa e especial quanto a receita tradicional!
Eu amo essa receita e ela combina tanto como algo a ser servido pela manhã quanto como uma entrada para almoços… Aviso para os que não me conhecem pessoalmente que eu sou uma verdadeira comilona e por isso essa receita pra mim é uma porção individual, mas para os que não estão acostumados com um café turbinado ou para os que comem pouco ela rende para duas ou até 3 pessoas.
A Shakshuka é servida na própria frigideira e as pessoas não precisam de pratos, se come ali mesmo onde está servido!
Ingredientes
1 Cebola
1 Pimentão de sua cor preferida pequeno
3 Dentes de alho
1/2 col. de chá de páprica
1/2 copo americano de molho de tomate
Queijo vegetal de sua preferência para substituir os ovos – a gosto***
Sal a gosto
óleo ou azeite para refogar
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Cheiro verde (opcional)
Curry, açafrão ou cominho – para decorar – opcional
***Eu usei um queijo industrializado de mandioquinha, mas você pode usar esses queijos aqui que ficarão muito bons!
Queijo de mandioquinha caseiro – Não leve pra panela, despeje o queijo líquido nessa receita!
Queijo cremoso de castanha de caju
Ou você pode usar qualquer pastinha vegana que tiver em casa! =)
Modo de preparo
A culinária israelense é bem descomplicada no que diz respeito ao corte de vegetais, então, se você quer fazer uma shakshuka à moda israelense pique grosseiramente a cebola, os pimentões em tiras e o alho.
Em uma frigideira (use a mais bonita que você tiver pois a frigideira vai pra mesa depois) aqueça o óleo ou azeite, coloque a cebola e o alho, acrescente a páprica e deixe dar uma douradinha… Por mais ou menos 1 minuto.
Em seguida adicione o pimentão e misture bem, acrescente o molho de tomate, deixe cozinhar por mais ou menos 2 minutinhos que é pra aquecer bem o molho, acerte o sal da receita e diminua o fogo caso ele esteja muito alto.
Agora é a hora de finalizar a nossa receita e após isso não poderemos mais misturar então certifique-se de que o fogo está baixo!!!
Coloque o seu queijo vegetal com a ajuda de uma colher, se desejar deixar com cara de ‘ovo’ para imitar a receita tradicional coloque um temperinho no meio de cada queijo posto na frigideira, sugiro cominho, açafrão ou curry para quem curte…
Finalize colocando pimenta do reino e sirva na frigideira com pães para acompanhar ou torradas!
Sirva quente e…. ‘Beteavon’ (bom apetite)!