Esse risoto de cogumelo shimeji vai te deixar babando com todo o sabor e aroma presente nele! Pense numa refeição rápida, prática e suculenta….Pensou em risoto de cogumelo shimeji, não é?! Se não pensou é porque ainda não conhece!
Risoto é um prato típico do norte da Itália, da região de Lombardia e a apalavra risoto significa “arroz pequeno”, isto porque o tipo de arroz utilizado para o preparo do risoto é bem pequeno que geralmente é o ‘Carnaroli’ ou o ‘Vialono Nano’, mas aqui no Brasil utilizamos um grão maior chamado ‘Arbório’ que é de mais fácil acesso e faz risotos muito saborosos!
Essa receitinha de risoto de cogumelo shimeji vai entrar pra nossa lista de receitas internacionais com a bandeira da Itália e certamente vai entrar pra minha lista pessoal de comidas favoritas!
Ingredientes
1 xic. de arroz arbóreo
700 ml de água
1 cebola picada delicadamente
Azeite extra virgem para dourar a cebola
200g de cogumelo shimeji levemente salteados no shoyu
cebolinha a gosto
Sal, curry, páprica e outros temperos a gosto. (coloque bastante)
1 vidro de leite de coco – 200ml
Modo de preparo
Em um bule, leiteira ou panela coloque a água e os temperos em pó que você deseja usar, deixe ferver e reserve. É importante que essa água seja bem temperada.
Enquanto a água irá ferver desfie o cogumelo shimeji e coloque-o numa frigideira ou panela com o shoyu, espere 3 minutos e desligue o fogo.
Depois de preparar o shimeji em outra panela, doure a cebola no azeite extra virgem.
Jogue o arroz na panela com a cebola e dê uma leve ‘fritadinha’ nele.
Agora, o segredo é: Coloque um terço do caldo de temperos da outra panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Mexa apenas para que não cole no fundo da panela.
Assim que a água estiver prestes a secar, adicione metade da água temperada que ficou na panela, nesta hora você deve adicionar o shimeji já refogado no shoyuy. Espere secar mais uma vez a água.
Adicione todo o caldo temperado que ainda resta, coloque o leite de coco e verifique se está bom de sal.
Prove o arroz para ter certeza que ele está macio, não deixe que a água seque completamente, mas quando estiver quase seco e ainda meio ‘empapado’ apague o fogo… Se o arroz ainda estiver meio cru adicione mais água e espere.
Por fim adicione a cebolinha picada!