Esse porta talheres romântico é uma opção artesanal linda, fofa e muito simples de fazer para deixar a sua mesa ainda mais bonita e especial.
Foi pensando no dia dos namorados que resolvi criar esse porta talheres romântico, pois se tem uma coisa que me enche de alegria é arrumar a mesa de forma bem bonita para alegrar a quem amo!
Em pleno ano de quarentena mundial por causa do corona-vírus os casais do Brasil terão de comemorar essa data em casa, e para deixar o clima mais leve, a mesa mais colorida e a refeição ainda mais especial eis aqui um porta talheres romântico!
O material é simples, barato e o passo a passo também é fácil, aproveite!
Confira aqui alguns especiais de dia dos namorados do Jornada Vegana para escolher o que servir com esses porta talheres!
Material para fazer o Porta Talheres Romântico
O feltro utilizado deve ser sintético, a versão sintética não utiliza lã e é fácil de achar e mais barato, as lojas muitas vezes possuem a embalagem do feltro para que você leia o rótulo, eu uso os da marca Santa Fé, é importante pesquisar antes de comprar.
- Régua
- Linha para bordado – usei vermelha
- Feltro para o envelope medindo 35cm x 10 cm – Usei cor azul escuro
- Feltro para o coração – Usei vermelho
- Agulha
- Tesoura
Passo a Passo
Comece cortando o feltro nas medidas indicadas, lembre-se que se você deseja fazer dois porta-talheres você deverá cortar tudo 2 vezes.
O primeiro passo é compreender como o feltro será dobrado para posicionar o coração que será costurado, iremos fazer com o retângulo um envelope em que colocaremos o talher, o fundo do nosso envelope será sem costura, pois iremos dobrar o retângulo.
O envelope terá uma altura total de 23 cm, ou seja, dobre o feltro deixando os outros 12 cm para frente, servindo como a entrada do envelope, onde colocaremos os talheres – Assim como na foto ao lado.
Uma vez que você fez a dobra pode posicionar o coração na frente do envelope e costurá-lo no local desejado, para costurar você pode desdobrar o envelope, depois é só redobrar.
Com o coração costurado é hora de finalizar o nosso envelope, para isso utilizaremos um ponto chamado caseado, passaremos o ponto caseado ao redor do envelope todo com exceção do fundo!
O ponto caseado unirá as bordas do envelope que estão sobrepostas e dará acabamento ao resto.
Se você não sabe fazer o ponto caseado é hora de aprender, caso tenha dificuldade de compreender o passo a passo em fotos basta digitar no youtube o nome do ponto para ver em vídeo muitos tutoriais!
Ponto Caseado
Comece dando um nó na extremidade da sua linha para que ela não passe direto pelo tecido. Com a agulha faça o primeiro furo começando entre o tecido, assim o nó inicial ficará escondido na junção do feltro.
Em seguida faça um furo no tecido de baixo perpassando até que a agulha saia no tecido de cima, pelo mesmo lugar onde já passou a linha. Puxe a linha com delicadeza sem a esticar até o final, você verá que se formará uma argola quando a linha estiver quase toda esticada, pare aí.
Passe a agulha por dentro da argola formada e puxe a linha até esticar.
Dê um pequeno espaço do primeiro ponto e perpasse a agulha pelo feltro novamente fazendo o segundo ponto, a partir de agora é só repetir o mesmo processo de não puxar a linha até o final e sempre passar a agulha nas argolinhas formadas pela linha.
Lembre-se sempre de tentar dar uma distância parecida entre um ponto e outro, para que o seu caseado fique uniforme e o acabamento bonito.
Ao terminar dê um nó na linha e corte o excesso.