Essa receita é de pizza de matzá… E me sinto na obrigação de explicar o que é matzá antes de começar a falar a receita – que é bem simples.
Matzá é o nome do pão (que mais parece um biscoito de água e sal – só que sem sal) consumido pelos judeus na semana do feriado de pessach – a páscoa judaica.
Pessach (pronuncia-se ‘pessarr’) é a festa que comemora a saída do povo de Israel do Egito, local onde o povo foi escravizado e sofreu durante mais de 400 anos… A saída do Egito foi às pressas, não havia tempo para deixar o pão fermentar e ficar fofinho então o pão feito só com farinha e água sem passar por processo de fermentação. Por isso durante a semana do feriado de pessach comemos matzot (plural de matzá) e nos abstemos de comer alguns alimentos, para que possamos nos lembrar do milagre de pessach e de como as coisas aconteceram, a matzá é o pão que consumimos ao invés do pão convencional do dia a dia.
Hoje o pão de pessach, chamado matzá é feito sob supervisão rabínica e todo o processo desde o momento em que se mistura a água com a farinha até a sua retirada do forno leva no máximo 18 minutos para que não ocorra nenhuma fermentação.
A matzá pode ser comprada em sinagogas, lojas judaicas, pela internet, em lojas de comidas naturais e até mesmo em supermercados quando estamos próximos à data de pessach.
Como ninguém é de ferro a gente sempre dá um jeitinho de deixar a matzá mais gostosa e atrativa para todos, principalmente para as crianças! Existem muitas receitas para se fazer a partir das matzot, a pizza é uma que todo mundo conhece e ama, mas essa aqui é pizza de matzá vegana!
Caso você não nunca tenha ouvido falar de matzá nem sobre pessach e nada disso faça sentido pra você a dica é usar biscoito de água e sal e montar as pizzas… Não será a pizza de matzá mas será uma pizza vegan muito saborosa e rápida!
Ingredientes
1 Matzá
Molho de tomate o quanto baste (aproximadamente 3 colheres de sopa)
Tomate, azeitonas, manjericão e orégano a gosto
Queijo vegan de mandioquinha caseiro *ou de castanha de caju.
*Para utilizar o queijo de mandioquinha você não precisará levá-lo ao fogo no final como diz a receita, ele poderá ser usado ‘cru’ caso você pretenda colocar a matza no forno ou microondas, mas deverá ser preparado por completo caso não queira utilizar forno ou microondas, pois aí bastará fatiar o queijo.
Modo de preparo
Você poderá fazer no microondas ou no forno, para fazer no forno monte a pizza de matzá por completo, colocando uma camada de molho de tomate, o queijo vegan de sua preferência e o tomate, deixando para depois apenas o manjericão e o orégano.
Para fazer no microondas (como foi o meu caso) coloque sobre a matzá o molho de tomate, o queijo de mandioquinha ou de castanha, escolha se quer adicionar os tomates antes ou depois e leve ao microondas por 1 minuto ou até dar uma ‘firmada’ no queijo de mandioquinha e depois acrescente as ervas.
Para fazer sem usar nem forno e nem microondas – muito útil no shabat! – monte a pizza por completo utilizando o queijo cremoso de castanha de caju ou o queijo de mandioquinha já finalizado na panela previamente.