Molho de tomate caseiro

Os molhos de tomate industrializados apresentam um sério problema (em sua maioria): Ingredientes que são nocivos a nossa saúde…

A alta concentração de sódio, conservadores, glutamato monossódico e outros ingredientes que variam de marca pra marca.. Por esse e outros tantos motivos eu comecei a fazer o meu próprio molho de tomate em casa.

O sabor é incomparável, o molho caseiro dá de 10 a 0 no industrializado… Nada é mais saboroso que um molho de tomate caseiro, acredite! Além de ser um grande benefício para sua saúde é certamente um favor que você fará ao seu paladar! Aqui vai a receitinha simples.

Ingredientes

Tomates
Alho
Cebola
Azeite
Sal
Uma pitada de açúcar (Caso o tomate esteja muito ácido)
Pimenta do reino e cominho (opcional)
Manjericão (opcional)

Modo de preparo

Pique a cebola e o alho, coloque numa panela com um pouco de azeite, coloque sal, tampe e deixe dourar um pouco. É importante tampar para não perder o aroma natural desses alimentos – É por isso que alguns molhos vem com aroma artificial já que produzir em grande escala implica as vezes em perder nutrientes e aromas durante o processo!

Pique os tomates (se quiser tire a pele), se você gosta de um molho com pedacinhos deixe os pedaços maiores, caso queira um molho lisinho e uniforme pique em pedaços bem pequenos.

Coloque os tomates na panela, acrescente os temperos e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 10 ou 15 min. É importante que a panela fique totalmente fechada pois assim não se perde o líquido dos próprios tomates,  já que ele irá evaporar, ficar na tampa e voltar pra panela.

Entre esse tempo de preparo abra a panela apenas uma vez para mexer, provar para ver se está muito acido – se estiver coloque um pouco de açúcar – acerte o sal e veja se precisa de água extra.

No meu molho eu geralmente não preciso adicionar mais água extra além da que o próprio tomate solta, mas se o seu molho ficar seco adicione água filtrada.

Quando o molho estiver pronto você tem 2 opções:

Para molho com pedacinhos de tomate – Acrescente o manjericão fresco e pronto.

Para o molho uniforme – Passe por uma peneira bem fininha para que as sementes e pele (caso você não tenha removido antes) fiquem na peneira e você consiga uma pastinha bem suave.

Se fizer em grande quantidade lembre-se de guardar em um pote com tampa por até 3 dias na geladeira, se não for consumir em 3 dias congele por até 15 dias… Vá descongelando apenas o que for usar.

Dicas importantes

Este molho pode ser temperado de muitas formas diferentes, use sua criatividade na hora de prepará-lo para deixá-lo da maneira que você mais gosta.

Eu faço muito desse molho para pizzas, quando a pizza é para adultos uso o molho sem peneirar, quando é para crianças gosto de passar na peneira pois fica mais suave e tende a agradar a todos os paladares.

Para tirar a pele do tomate é simples: Faça um ‘x’ na parte de baixo do tomate, coloque durante meio minuto em água fervente e depois em água gelada, ai é só puxar  a pele que sairá com facilidade na sua mão.

Fotos: Mai Cunha

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site