Por muito tempo eu ouvi (e ainda ouço) gente falando que pra ser vegan é preciso ter muito tempo e grana para cozinhar… Isso é uma das maiores mentiras que eu já ouvi e aqui vai uma receitinha de hambúrguer de feijão carioquinha que comprova isso, pois além dela ser prática – visto que pode ser feita com parte do feijão utilizado no dia a dia – ela ainda é super econômica, versátil – pois o hambúrguer pode ser congelado – e tem um sabor incrível!
E pra não ter nem espaço pra reclamações de que essa receita não é acessível vou deixar claro de antemão duas coisas:
1- A quantidade de ingredientes é livre, você pode fazer com duas conchas de feijão ou com dez… Depende de quantos hambúrgueres você quer fazer…
2 – E o feijão indicado aqui é o carioca, mas pode ser feito com qualquer outro feijão de sua preferência… Inclusive com aquele feijão que as vezes ‘sobra’ na geladeira e precisa de uma solução para não se estragar.. Tá aqui a solução saborosíssima e versátil!
Vale avisar para as mamães que possuem filhos que ‘não gostam’ de comer feijão ou querem ‘só o caldinho’ que essa receita é incrivelmente viciante e super nutritiva, vale apena apresentar para a criançada essa versão de feijão!
Ingredientes
Feijão carioquinha cozido.
Farinha de mandioca – o quanto baste para dar liga.
Cebola, alho, pimenta do reino, sal e outros temperos a gosto.
Modo de preparo
Para fazermos o nosso hambúrguer de feijão precisamos que primeiro o feijão esteja cozido… Meu conselho é o seguinte: Faça o feijão normalmente e retire um pouco do feijão antes dele ficar totalmente macio (tem que dar para comer e amassar com um garfo, mas não precisa estar muito macio) para fazer os hambúrgueres… Ou cozinhe o feijão especialmente para fazer os hambúrgueres e deixe a água secar bem!
Então o básico é: Ter feijão cozido – que dê para amassar e ter um bom tempero é a parte básica 2… O tempero pode ser adicionado durante o cozimento do feijão ou depois!
Caso esteja reservando um pouco do feijão para o hambúrguer capriche no tempero depois do cozimento… caso esteja fazendo o feijão especialmente para o preparo do hambúrguer faça um refogado super caprichado com os temperos que você mais gosta e tempere na panela mesmo!
Nos meus uso sempre cebola roxa, alho, pimenta do reino, cominho, páprica e sal… Você pode usar temperos verdes e frescos como cebolinha, alho poró… Fica a seu critério.
Com o feijão cozido e temperado é hora de amassar tudo com a ajuda de um garfo… vai ficar uma massaroca, não se preocupe! E não esquente a cabeça se um grão ou outro ficar sem amassar..Isso também dá um ‘tchan’ legal no hambúrguer de feijão…
Agora precisamos transformar o feijão em hambúrguer, o que é extremamente simples e rápido!
A farinha de mandioca (Que caso você não tenha, é possível substituir pela de trigo – mas deixará o hambúrguer com glúten) servirá como um ingrediente que dará firmeza ao hambúrguer…E um pouquinho de água ou de caldinho de feijão se necessário ajudará a unir as partes, criando assim um hambúrguer modelável e bem apresentável!
O segredo eu vou revelar neste exato momento: Coloque farinha aos poucos e use o mínimo de farinha possível! Se a massa não estiver ‘se unindo’ e ficar rachando acrescente um tiquinho de água ou do caldo do próprio feijão!
Modele os hambúrgueres e frite-os em frigideira com um fio de óleo (uso sempre o de girassol) ou azeite ou prepare-os na sanduicheira/gril.
Você pode congelar os hambúrgueres por até 2 meses!
13 Comentários. Deixe novo
Eu tentei fazer, mas quando fui fritar ele esfarelou todo na frigideira e nem fritou direito! Será que um poucquinho de farinha de linhaça ajuda a dar liga?
Oi Nath!
Esse problema é super simples de resolver e temos duas soluções:
1° se você não for alérgica ou tiver restrições a glúten poderá adicionar um pouco de farinha de trigo ao invés ou juntamente com a farinha de mandioca.
2° Você deve adicionar um pouco mais de água para unir as partes do feijão bem amassado com a farinha de mandioca..
É importante que na hora de fritar você coloque o hambúrguer e espere um pouco antes de mexer nele pois ele criará uma casquinha mais consistente na parte de baixo e isso evitará que ele esfarele. =)
A farinha de linhaça também pode ser uma saída, mas em geral a farinha de trigo ou um pouco mais de água já resolvem o problema com um baixo custo.
Beijinhos libertários, Debbi C’ruz
Olá esse hamburguer fica bom assado:
Oi Hayanne, esse hambúrguer fica ótimo assado sim! =)
Eu fiz, ficou ótimo! Estou muito feliz nessa nova fase da minha alimentação. Obrigada por torna-la tão saborosa.
Por essa receita eu nao esperava kkkk mas me parece uma delicia.
Paulo, é mesmo exótica né!? Mas tenho certeza que quando você fizer essa receita você irá olhar pro feijão carioquinha de outra forma! hahaha É muito bom!
Um abraço, Debbi C’ruz
Acabei de fazer, ficou ótimo!!
Opa que legal Lívia! O bom desses hambúrgueres é que podem ficar congelados e aí é só pegar e fritar ou assar quando quiser… aqui em casa sempre deixamos uma porção congelada! Obrigada por deixar o comentário…
Um beijo libertário, Debbi C’ruz
Maravilhoso popo!
As crianças amaram e os adultos também.
Os condimentos fazem toda diferença e com molhos de mostarda, alho, maionese caseira e acompanhado de salada…hum simplesmente completo.
Obrigadaaaa