Feijão Guandu ou Andu

Essa  receita de feijão Guandu ou Andu é muito especial pra mim e por isso vou começar contando o motivo pelo qual eu AMO essa receita:

Em 2015 eu e um ex namorado fizemos uma viagem até São Thomé das Letras, uma cidade no interior de Minas Gerais, bem pequena e muito mística… O que a cidade tinha de simpática e bela também tinha de contos e mistérios, tivemos a oportunidade de conhecer duas hortas orgânicas pertencentes a família de um empresário local (clique aqui para conferir em vídeo e conhecer também a horta), lá ganhamos algumas sementinhas de feijão Guandu (ou como também é conhecido ‘Andu’ ou até mesmo ‘Guando’) comemos algumas sementinhas ainda verdes na hora e eu trouxe 2 sementes no bolso para tentar plantar aqui em casa…

Assim que nós voltamos para o Rio de Janeiro plantamos e passado quase um ano aqui estou contando sobre a primeira receita que faço com os feijões que nasceram a partir das sementes que plantei aqui no Rio!

O Feijão Guandu ou Andu é um feijão de grande personalidade, o sabor dele é bem diferente dos feijões mais tradicionais e no Brasil ele é mais usado na agricultura para fixar nitrogênio no solo e  para alimentar gados, porém ele é muito nutritivo e riquíssimo em proteína!

É nas regiões de seca que o Guandu se destaca muito mais pois ele resiste a longos períodos sem água e suas folhas ficam verdinhas mesmo durante o período de seca…

O nosso feijão guandu veio da África, ele tem um sabor bem marcante e podemos dizer que ele é até meio ‘temperamental’ pois exige a presença de temperos mais fortes e marcantes… E o preparo é um tiquinho diferente dos outros.

Ele pode ser consumido em dois períodos diferentes, com o grão verde ou com o grão seco, sendo que o verde é realmente mais difícil de encontrar e consome geralmente quem tem o pé do guandu em casa ou quem tem a sorte de comprar com o feirante que tem o pé! Ah, é isso mesmo, o Guandu nasce em uma árvore e não como o nosso feijão preto…Por isso é uma ótima opção para quem tem um espaço reduzido no jardim e quer plantar algo de comer, pois ele dá muuuuuito feijão e ocupa no solo um espaço pequeno.

Quando o guandu está ainda verde pode-se comê-lo cru, em saladas, em salsas ou até mesmo em risotos como se fossem ervilhas frescas… Já quando ele está mais seco as opções são muitas, desde farofa, sopas, o feião caprichado para consumir no dia a dia…  O que sua imaginação permitir!

Nessa foto você pode ver diferentes estágios de amadurecimento do grão do feijão Guandu, uns verdinhos e outros mais maduros, todos bem fresquinhos!

Na foto acima você pode ver o feijão Guandu seco, é este que iremos utilizar!

Ingredientes

2 Copos de feijão Guandu

1/2 pimentão vermelho

1/2 pimentão amarelo

3 dentes de alho bem grandes

um punhado de cebolinha

Louro em pó e louro em folha, pimenta do reino e curry -ou outros temperos fortes- a gosto.

Sal o quanto baste

Modo de preparo

Lave e coloque o feijão de molho de um dia pro outro para facilitar no tempo de preparo, antes de iniciar a receita escorra toda a água em que o feijão permaneceu de molho.

Em uma panela adicione o feijão e o cubra com água, deixe-o  cozinhar até que a água ferva, em seguida escorra toda a água da fervura e o cubra com outra água limpa. Isso é necessário para tirar o amargo excessivo do feijão guandu e consiste em uma das principais partes de uma boa receita com esse tipo de feijão!

Deixe o feijão cozinhar até que comece a ficar ligeiramente macio, coloque uma folha de louro na água do cozimento para que ela já vá dando o seu gostinho, mas não coloque sal na água antes que o feijão esteja macio pois isso endurece a casca do feijão e faz com que ele precise de muito mais tempo no fogo para amolecer.

Assim que o feijão estiver ficando macio adicione o alho bem picadinho,  os pimentões, os temperos em pó e o sal, vá provando para ver o quanto basta e sempre que necessário adicione mais água na panela, mexa vez ou outra para que o feijão vá se misturando bem aos ingredientes.

Quando você terminar de ajustar os temperos e o sal e o feijão guandu estiver completamente macio adicione a cebolinha picada e pode servir e se deliciar com essa maravilha!!!

Artigos Relacionados

9 Comentários. Deixe novo

  • Isaias Coelho Coelho
    7 de outubro de 2017 10:12

    Parabéns pela experiência particular e principalmente em dividir, com receitas de muita qualidade, felicidades….

    Responder
  • Muito bom, agora seguiremos a dica de desprezar primeira fervura e assim minimizar o amargor.
    Tenho 10 pés, dois deles rajados. Utilizamos também em substituição à ervilha.
    Temos feito algumas misturegas, com lentilha e outros tipos de feijão!

    Responder
  • Regina nascimento
    19 de novembro de 2017 20:33

    Eu sou do interior da Bahia,lá e muito comum este feijão fazemos farofa com toucinho fica muito bom, pra acompanharum churrasco.

    Responder
  • Muito obrigado pois eu moro no interior e tenho quatro pe de desse feijao mais nao sabia como preparava ele e pesquisando sobre ele encontrei sua receita foi otimo ,prometo que vou seguir ela pra preparar o feijao.

    Responder
  • meu nome e alexandrina, ontem assisti um video da senhora alexandrina tb.kkkkk, hj colhi pela primeira vez um monte de feijao guandu verde, agora no jantar vou fazer uma farofa, parece que vai ficar deliciosa

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site