O damasco contém alto teor de ferro e por conter um pouco de cobre a absorção de ferro do damasco é otimizada (ainda mais se for na forma seca!!!!).
Ele é rico em vitamina E, A e C e ainda possui vários minerais como o cálcio, silício, fósforo, potássio e o ferro que já foi mencionado anteriormente.
Por esse e outros motivos o damasco é um alimento que deveria fazer mais parte da nossa dieta, infelizmente o damasco é um alimento mais caro aqui no Brasil e isso o torna menos acessível.
A questão do preço das frutas como o damasco é algo muito relativo, tem gente que diz que não compra porque é caro, mas as vezes essas pessoas acabam gastando muito mais dinheiro comprando comida industrializada de baixo valor nutricional… Para não ser tendenciosa a minha dica é: Vez ou outra invista em comprar damascos, seu lanche ficará mais nutritivo e saudável!
Essa receita de docinho de damasco é bem mais saudável do que qualquer brigadeiro, eu faço quando tem algum evento especial aqui em casa, pois é realmente um docinho mais ‘chique’.
Ingredientes
- 2 Xíc. de damascos
- Suco de meia laranja pera
- Raspas da casca da metade da laranja que foi espremida.
- Açúcar ou outro adoçante natural como melado, mel de figo… a gosto (opcional)
- Coco ralado para enrolar
- Canela em pó (opcional)
Modo de Preparo do Docinho de Damasco
Coloque todos os ingredientes em um processador, com exceção do coco ralado, processe tudo e depois modele as bolinhas e finalize passando no coco ralado.
Caso você não tenha um processador é possível fazer esse docinho de damasco cortando a fruta e esmagando-a com um garfo ou com os dedos.
Em seguida adicione as raspas de laranja, o suco, a canela em pó e veja quanto de açúcar ou outro adoçante natural é necessário (se você não quiser usar não tem problema).
Faça bolinhas como se fossem brigadeiros. Passe no coco ralado pra finalizar.
Dicas importantes
As frutas já possuem sabor adocicado, não exagere na açúcar ou em outro adoçante…
Se necessário, somente se necessário, coloque um pouco de óleo nas mãos para enrolar os docinhos mas dê preferencia ao óleo de coco ou a um óleo mais neutro e ainda sim use pouco!
O segredo para enrolar os docinhos está na delicadeza.