Cuscuz doce

Cuscuz doce é uma das maravilhas do universo gastronômico que é quase sempre feito de forma vegana pelos vendedores que ficam em praias e praças, eu adoro cuscuz doce e sempre que vejo um vendedor na rua vou lá perguntar sobre os ingredientes e compro quando é vegan… Mas eu sempre achei que seria impossível fazer o cuscuz doce em casa, porque algumas receitas fazem parecer que o preparo é difícil e as chances de dar errado são grandes, eu mesma já fiz algumas receitas de cuscuz doce que ficaram ‘uó’, elas empelotaram, ficaram duras… Maaaas, tudo na vida culinária é uma alquimia e aqui você vai aprender a preparar essa sobremesa deliciosa sem mistérios!

Essa receitinha tem sido uma das mais pedidas aqui em casa como sobremesas de finais de semana e desde que eu comecei a fazer não parei mais e tenho repassado a receita para meus amigos… é realmente muito simples, barata e saborosa. Espero que faça sucesso na sua casa também!!!

Essa receita é tipica do nordeste brasileiro apesar de já ter se espalhado por todo o país, mas hoje o estado a ser homenageado é a Bahia! =)

Ingredientes

200g de tapioca granulada (própria para fazer cuscuz)

1 e 1/2 xíc. de açúcar

500ml de leite de coco diluído em água

Coco ralado a gosto para finalizar

Modo de preparo

Em uma bacia coloque toda a tapioca e misture com a açúcar, adicione metade da quantidade de leite de coco diluído na bacia e mexa bem, mexa por aproximadamente 4 minutos ou até que a tapioca ‘sugue’ bem o líquido.

Adicione o restante de leite de coco diluído e se desejar coloque também coco ralado, misture mais uma vez, agora a sua mistura estará bem líquida, não se assuste é isso mesmo!

Transfira o conteúdo da bacia para um recipiente onde você irá servir e deixe por 2 h na geladeira para que a tapioca absorva ainda mais o líquido e fique mais durinho, caso seja necessário deixe mais um tempo.

Está pronto o seu cuscuz doce que nem precisou ir ao fogo!!!  Você pode finalizar com mais coco ralado fresco!

Artigos Relacionados

9 Comentários. Deixe novo

  • Maravilhoso!
    Só troquei uma coisinha, tinha um coco na geladeira, tirei a água, descasquei e bati com 500 ml de água e usei este líquido na receita, ao invés do leite de coco mais coco ralado. Fica mais barato e gera menos lixo (nem vidro nem a caixinha).

    Responder
    • Que show Márcia!!!

      Aqui em casa temos um coqueiro e sempre fazemos desse modo, nem coamos o leite de coco caseiro para usar no cuscuz e fica uma delícia!
      Da próxima vez manda uma foto pra gente postar aqui na coluna de comidas feitas por leitores, adoramos compartilhar as gostosuras que vocês fazem..

      Beijinhos libertários, Debbi C’ruz

      Responder
  • Como assim diluído em água? Fica quanto de leite e quanto de água? É o leite de coco caseiro, né?

    Responder
    • Olá Igor,

      Você deverá utilizar um total de 500ml de líquido, se for o leite de coco industrializado (geralmente a garrafinha vem com 200 ml) então use uma garrafinha e complete com água, se for o leite de coco caseiro coloque o total de 500ml de leite de coco caseiro (que pode ser mais ralo), mas nada te impede de colocar duas garrafinhas e apenas 100 ml de água… Vai do gosto de quem faz, porém é necessário lembrar que o leite de coco industrializado é bem concentrado e muito mais oleoso então uma garrafinha é o suficiente… 😉

      Espero ter esclarecido, beijinhos libertários, Debbi C’ruz

      Responder
  • Olá Debbi! Adoro suas receitas.
    Eu moro fora do Brasil e gostaria muito de fazer essa receita, queria perguntar a você se fica muito doce ou na medida? eu não posso consumir receitas muito doce, você acha se eu reduzi o açúcar para essa quantidade de leite vai ficar sem gosto devido não ser regado com leite condensado como a maioria das receitas de cuscuz?
    Gratidão eternamente!

    Responder
    • Oi Aline! Que bom saber que você gosta das receitinhas que posto aqui no Jornada e que acompanha o site mesmo de fora do Brasil! Fico realmente feliz por saber!

      Você pode reduzir a quantidade de açúcar sim, mas essa receita realmente não fica muito doce, ela fica na medida certa, mas o paladar dos brasileiros é suspeito pra falar de doce, né!? Faz o seguinte, vai provando um pouquinho do leite que você estiver misturando, assim não tem erro! =)

      Um super beijo libertário, Debbi C’ruz

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site