Cuscuz de flocão

Essa é uma receita típica do nordeste brasileiro, trata-se de uma verdadeira iguaria chamada ‘cuscuz’ que além de ser extremamente acessível tanto em preço quanto em facilidade de encontrar os ingredientes ele é ainda sem lactose e sem glúten naturalmente…

Em muitas casas no nordeste onde é comum o preparo do cuscuz as pessoas tem uma panelinha especial chamada cuscuzeira, que é na verdade uma panela com uma divisão, embaixo se coloca água, tampa-se a parte de baixo com uma espécie de grade com furinhos e por cima se coloca a massa do cuscuz que cozinhará no vapor, como eu sei que muita gente não tem uma cuscuzeira em casa vou ensinar como o cuscuz é feito nas casas mais simples, no método mais antigo desenvolvido antes mesmo do aparecimento da cuscuzeira!

A receita é simples e fácil, então permita-me falar um pouco mais sobre a importância de receitas nutritivas como esta e com valor muito baixo de compra de material e recursos para regiões que são assoladas pela desnutrição proveniente da fome e seca…

Em muitos lugares no sertão brasileiro pessoas precisam andar muitos quilômetros para buscar água em poços, crianças muito pequenas carregam caixas de água de um lugar a outro por distâncias tão longas que boa parte dessa água se perde pelo caminho pois os bracinhos fracos e pequenos não conseguem levar um peso tão grande..A água é um recurso muito valioso e essas pessoas sabem muito melhor que nós a respeito disso.

Em alguns povoados do próprio Brasil (pois as pessoas sempre pensam em fome e sede como sendo problemas exclusivos da África) as pessoas precisam desenvolver métodos para driblar a fome e por isso algumas misturas inusitadas acabam acontecendo como o único meio de nutrição.. É o caso de crianças pobres que comem abacate com farinha, manga verde com sal e outras tantas misturas como angu, e a própria prática de se colocar uma banana num prato de comida com arroz e feijão… Essa forma de alimentação diz muito mais do que apenas sobre preferências alimentares, ela conta a história de um pais ainda com muita desigualdade social e econômica!

Um dia, assim eu espero, todas essas ‘culturas’ serão apenas opções típicas e históricas de nosso povo, por enquanto é assim que muita gente sobrevive… Pois pro café da manhã quando não há pão para dar de comer aos meninos do sertão as mães preparam esse ‘bolo salgado’ com pouquíssimos ingredientes, que serve para ‘encher a barriga’ e nutrir.

Eu aprendi essa receita com a minha mãe, pois aqui em casa ela faz de vez em quando para o café da manhã ou lanche e posso garantir que não há nada tão gostoso como um bom cuscuz com um café fresquinho!

Espero que vocês gostem… =)

Como essa receita é típica do nordeste Brasileiro ela representa a culinária regional e por isso entra nas nossas receitas 'regionais' com a bandeira do Ceará!

Ingredientes

2 xíc. de flocão de milho

1 e 1/2  xíc de água para hidratar a massa e mais para colocar na panela

2 col. de sopa de polvilho doce

1 col. de sopa rasa de sal ou sal a gosto

Modo de preparo

Em uma vasilha misture o flocão, o polvilho e o sal e vá adicionando a água aos poucos e mexendo bem, a ideia é hidratar o flocão de milho,mas ele não pode ficar encharcado… Por isso vá adicionando aos poucos e misturando bem!

Você pode provar a massa e colocar o sal aos poucos ou adicionar mais sal depois…

Deixe descansar por 10 minutos ou até que você prepare as coisas para o cozimento.

Pegue um pano de prato limpo e o molhe, ele ficará em contato com a panela, por isso precisa ser molhado para que não queime!

Separe um prato que consiga ficar apoiado como a tampa de uma panela, tal como está na foto.

Na panela coloque um pouco de água, mas entenda que a água não deverá entrar em contato com a massa que ficará no prato, então vale a pena calcular no ‘olhômetro’…

Com a ajuda de uma colher ou com as mãos faça um montinho de massa no prato, você não deve apertar a masa para compactá-la , seja delicada(o) e apenas acomode a massa sem apertar, ok?!

Cubra com o pano de prato úmido, levante o prato e enrole a ponta que sobra, essa parte deve ser amarrada ao por o prato na panela conforme mostra a foto ao lado.

Deixe cozinhando em fogo médio por 20 minutos, tenha cuidado com o vapor na hora de tirar o prato e… Bom apetite!

Dicas importantes

O polvilho serve para unir as partes dessa massa e não a deixar ‘esfarelando’, caso não tenha é possível fazer sem.

Embora não seja o usual é possível colocar temperos em pó na massa.

Caso não ache o flocão é possível fazer cuscuz com milharina seguindo esse mesmo processo, o gosto será o mesmo… O flocão costuma ser mais barato, mas ambos são bem acessíveis.

Artigos Relacionados

18 Comentários. Deixe novo

  • Márcia Chaplin
    4 de novembro de 2015 13:26

    Oi Debora. Adoro tuas receitas simples e as dicas. Infelizmente as farinhas de milho que encontramos nos supermercados são todas de origem transgênica (pelo menos em minha cidade). Recentemente consegui achar farinha de milho não transgênica e orgânica e fiquei muito feliz. É farinha fina. Será que dá para fazer o cuscus com ela? Sendo que nem flocão transgênico é fácil encontrar por aqui.
    Bjoca

    Responder
    • Olá Márcia! Fico feliz por saber que você gosta das receitas que posto aqui no Jornada Vegana… Muito feliz mesmo!

      Então é realmente complicado… Muitos leitores me pedem receitas ‘baratas’ e infelizmente os orgânicos são caros na maioria dos lugares e por isso recorro muitas vezes aos ingredientes industrializados e inevitavelmente todos os produtos que levam soja e milho são transgênicos, por outro lado há sempre um ‘jeitinho’ que torna tudo muito especial… A farinha de milho, ou fubá, não produz cuscuz… Porém é possível fazê-lo com o milho em espiga!

      Se você tem acesso ao milho em espiga orgânico poderá produzir um cuscuz ainda mais saboroso e especial, a receita básica consiste em pegar 7 espigas de milho ralar bem, espremer com a ajuda de uma fralda ou pano de prato para tirar bem o líquido (que poderá ser aproveitado em outra receita), colocar sal a gosto e aproximadamente uma xícara de goma de tapioca pra dar a liga ou 3 colheres de polvilho aí é só seguir o modo de preparo seja na cuscuzeira ou no prato por 20 min. Fica ótimo!

      Beijinhos Libertários, Debbi C’ruz

      Responder
  • Debora, grata por compartilhar tantas receitas maravilhosas, deliciosas e fáceis. Beijos

    Responder
    • Gratidão Márcia, fico muito feliz em poder contribuir com essas receitinhas veganas!

      Lembro-me de quando eu me tornei vegetariana aos 17 anos e não sabia cozinhar praticamente nada, graças a sites de receitas vegetarianos e veganos eu consegui me manter firme… Por isso sei o quanto é importante termos espaços de compartilhamento de saberes como esse e fico realmente muito feliz e grata por poder contribuir com o conhecimento de outras pessoas, que por vezes se encontram na mesma situação em que eu estava aos 17! =)

      Volte sempre!!!

      Beijinhos Libertários, Debbi C’ruz.

      Responder
  • Se quiserem rapidez faça a mesma receita coloque num recipiente q vá para o microondas tampe com um prato de vidro e coloque no microondas por 5 minutos

    Responder
  • Eu gostaria de deixar de sugestão a ideia de uma receita pra preparar os flocos de milho a partir da espiga, pra dessa forma a gente fugir das marcas comerciais de flocos de milho, todas elas transgênicas 🙁

    Responder
  • solange marcia dantas de oliveira soares marcia
    15 de outubro de 2017 17:00

    Márcia, minha mãe fazia com fubá. Uma pitada de sal e água. Depois de cozido molhava com leite de CÔCO e açúcar..era um delícia.. Só q não estou conseguindo da o ponto com a água..me ajude .qual a proporção da água com o fubá..desde já agradeço. Bjs

    Responder
  • É possível sim fazer cuscuz com fubá de milho. Quando criança no interior, nem existia flocão, o cuscuz era feito com fubá, e eu garanto, ficava bem mais gostoso do que com flocão. Só que aqui onde eu moro é dificil encontrar fubá nos dias atuais.

    Responder
  • Minha cuscuzeira furou depois de muitos anos de uso. Não queria comprar outra pois não faço cuscuz constantemente…..amei a estratégia do pano de prato. Gratidão!!!!

    Responder
  • Aprendi com minha mãe fazer com Flocão e umas duas a três colheres de farinha de mandioca! Fica aeradinho mas macio. Uma delícia! Cuscuz feito no prato da saudade da infância, quando visitava minha avó que tinha que fazer assim para fazer, para todos netos e filhos. Essa receita fez carinho no coração! Muito obrigada!

    Responder
  • Thanks For Sharing this amazing recipe. My family loved it. I will be sharing this recipe with my friends. Hope the will like it.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site