Essa receita de cuscuz com taioba é uma ótima combinação para servir de acompanhamento em suas refeições e pra quem ama cuscuz é uma forma incrível de diversificar o prato!
O cuscuz utilizado aqui é aquele tipo árabe/italiano… Que tem flocos pequenos e delicados, feito de semola de grano duro (portanto tem glúten) e que é grafado originalmente como “cous cous”. A taioba é uma PANC (Planta alimentícia não convencional) que é muito famosa em Minas Gerais!
Se você não conhece a taioba então fique sabendo que ela é rica em ferro, cálcio, vitaminas A e C, fósforo e ainda é rica em fibras!
Caso você fique com vontade de reproduzir essa receitinha mas não consiga achar a taioba ela pode ser substituída por couve.
Ingredientes
- 1 Copo de cuscuz ainda não hidratado.
- 3 Folhas de taioba.
- 1 Cebola pequena.
- 1 Dente de alho pequeno.
- 1/2 Copo de milho verde cozido.
- 3 colheres de sopa de azeite.
- Sal a gosto.
Modo de Preparo
Coloque o cuscuz para hidrata em uma panela com um copo não muito cheio de água morna. Abafe e deixe por 15 min. enquanto prepara os outros ingredientes da receita.
Lave e pique a taioba em tiras finas.
Descasque e pique a cebola e o alho.
Numa panela ou frigideira adicione o alho, a cebola e um fio de azeite, em fogo médio deixe até dourar. Na sequência adicione a taioba cortada e misture bem, deixe refogando por aproximadamente 3 min. e só então acrescente o milho verde já cozido. Deixe mais 2 minutos e desligue o fogo.
Misture tudo e adicione o sal.
Após o tempo de hidratação do seu cuscuz você deverá soltá-lo com a ajuda de um garfo, desfazendo os pedaços grandes, neste momento adicione o azeite aos poucos para auxiliar nessa etapa.
Com o cuscuz hidratado e soltinho é hora de adicionar o refogado de taioba e mais uma vez misturar bem.
Acrescente mais sal se necessário e está pronto o seu cuscuz com taioba e milho!