Bruschetta Primavera e brasileirinha

Você sabia que os pimentões são excelentes antioxidantes que ajudam a manter o bom funcionamento celular, que se ingeridos regularmente ajudam a eliminar vermes intestinais e ainda protegem a nossa mucosa gástrica!? Não???? Então deixa eu te contar mais umas coisinhas sobre esse alimento incrível:

Os pimentões tem efeito anti-inflamatório e antioxidante, o que é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso coração, por isso diversos estudos estão sendo feitos relacionando o consumo de pimentões e substâncias contidas neles para o combate e prevenção de doenças cardíacas.

Eles são ricos em vitamina C  e B6 (muito importante para o nosso sistema nervoso) e por isso estimulam e reforçam  a nossa imunidade. Em uma xícara de pimentões crus temos 200% da dose diária de vitamina C que os nutricionistas recomendam que tomemos por dia!  O pimentão de cor vermelha é o que contém maior concentração de Vitamina C.

A primavera é uma das estações do ano mais queridas por todos (menos para os muito alérgicos, mas como já vimos que  o pimentão vai dar aquela reforçada no sistema imunológico acho vale a pena tentar), e foi pensando na primavera que elaborei essa bruschetta, com as cores mais comuns em flores, o amarelo e o vermelho dão um toque colorido e leve ao aperitivo.

Como eu sou brasileira e amo o meu país (apesar dos pesares) resolvi criar uma versão ‘brasileirinha’ pra esse prato, principalmente por ver muitas e muitas receitas relacionadas a copa do mundo com cores verdes e amarelas sendo divulgadas em época de jogos de copa do mundo, eu resolvi criar uma receita vegana para momentos como esse e aqui vai a receita!

Bom as bruchettas são tipicas na Itália e por isso essa receita entra na nossa lista internacional com a bandeira italiana!

Ingredientes para a Bruschetta Primavera

2 Dentes de alho
5 Pães franceses ou baguetes (o quanto baste)*
Azeite extra virgem o quanto baste (pode ser temperado)
Orégano pra temperar e jogar no pão
2 pimentões amarelos
2 tomates
1 fio de óleo
Temperos a gosto: Curry, cominho, pimenta do reino, sal e cebolinha.

 

Ingredientes para a Bruschetta Brasileirinha

Repita os ingredientes acima removendo o tomate e acrescentando um pimentão verde!

Modo de preparo

Parta os pães em fatias como torradas.

Em um pires coloque o azeite e vá molhando apenas uma face dos pães já fatiados.

Arrume os pães em um tabuleiro, com a parte do azeite virada para cima, salpique orégano a gosto por cima.

Leve ao forno até que fiquem coradinhos e o cheirinho de torrada comece a infestar a cozinha… fique atenta (o) para não queimar.

Enquanto o pão tá no forno, sabiamente você picará todos os legumes em quadradinhos pequenos, não muito pequenos para que não se desfaçam e nem muito grandes para que não fiquem grotescos.

Em uma panela amasse o alho, doure-o em um fio de óleo e acrescente os legumes picados.

Vá adicionando os temperos em fogo baixo.

Note o seguinte: Na receita que vai o tomate naturalmente surge um líquido proveniente dele… Na receita sem tomate pode ser necessário adicionar um pouco de água para não queimar, mesmo em fogo baixo… fique alerta.

Quando o pão virar uma torradinha, tire do forno e sirva com o refogado ainda quentinho.

Dicas importantes

Há quem coloque o refogado no forno por cima do pão… Mas, em caso de você não comer tudo e querer guardar pra depois, ter que transportar o aperitivo para outro lugar ou servir horas depois de pronto, é melhor fazer do modo como indiquei, pois assim você conserva a torrada crocante colocando em um pote tampado, o refogado fresquinho guardando na geladeira e esquentando depois e tem a facilidade de levar pra onde quiser podendo montar na hora.

Percebi que muitas pessoas não gostam do pimentão verde, por isso não coloquei nas duas receitas, mas pra quem gosta ficará divino se acrescentado na receita Primavera!

Você pode trabalhar com variações segundo o que tiver em casa, especialmente hoje não consegui comprar pimentões vermelhos, mas os colocaria junto com os tomates… Use o que tiver na sua

geladeira e o que seu paladar pedir, como eu não gosto de berinjela não coloquei mas também é uma opção bacana…

Se guardar na geladeira esquente ao servir o refogado!

* O pão para esta receita pode ser qualquer um de sua preferencia, se for caseiro opte por formatos mais arredondados para facilitar o corte, mas até mesmo o pão de forma pode ser usado!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site