Esse bolinho de aipim é uma delícia!
Fácil de fazer, com poucos ingredientes e com muito sabor essa é uma ótima opção sem glúten de salgadinho.
O bolinho de aipim é gostoso para se petiscar, para comer em eventos ou até mesmo para acompanhar uma refeição… As possibilidades são muitas!
Se quiser fazer um lanche caprichado pode apostar em bolinhos de aipim, batata frita e um bom sanduíche…. Não tem erro!
Essa receita de bolinho de aipim não tem uma quantidade muito exata de ingredientes e pode ser alterada para ficar do jeitinho que você mais gosta, vale lembrar também que é possível congelar os bolinhos por até 3 meses e ir fritando aos poucos.
O bolinho de aipim é uma receita tipicamente brasileira e hoje é encontrada por todo o nosso país, fica difícil determinar o local onde surgiu o tal do bolinho de mandioca, mas pelo que pesquisei a explicação que mais me pareceu coerente foi que o bolinho de aipim nasceu no Acre, numa tentativa de imitar o quibe, já que a região possui muitos árabes.
Fica aqui uma homenagem ao Acre que irá ter a sua bandeira nessa receita que entrará na nossa lista de comidas regionais, nessa versão adaptada para ser sem glúten!
Se você gosta de aipim, ou como também é chamado: Macaxeira ou mandioca. Então deve gostar dessa outra receita que ao invés de frita é assada: Bolinho de aipim com quinoa.
Ingredientes
- 2 Xícaras de aipim cozido
- 1 Cebola pequena
- Sal e temperos em pó a gosto – usei açafrão, salsa desidratada e páprica
- Fubá para empanar o quanto baste
- Óleo para fritar
Modo de Preparo para o Bolinho de Aipim
Comece amassando bem todo o seu aipim cozido até que ele fique com pouquíssimos pedaços visíveis, formando quase um purê.
Em seguida descasque e pique a cebola em pedaços bem pequeninos, misture com o aipim amassado.
Coloque o sal e os temperos a gosto, vá misturado e provando para ver o quanto basta.
Depois de misturar os temperos você pode modelar os seus salgados, isso pode ser feito com a ajuda de uma colher, se ficar difícil modelar peque uma colherada e coloque num prato com o fubá, passe o salgado no fubá que além de empanar serve para ajudar a modelar.
Se for fritar na hora coloque pra fritar em óleo quente por imersão (bastante óleo) ou se preferir guardar pra depois coloque os salgados em um tabuleiro e leve para o congelador.
Assim que o bolinho de aipim congelar você pode tirá-lo do tabuleiro e passá-lo para um saco plastico ou pote para ocupar menos espaço.