Biscoito de Matza

Matzá é o nome do pão (que mais parece um biscoito de água e sal – só que sem sal) consumido pelos judeus na semana do feriado de pessach – a páscoa judaica.

Pessach (pronuncia-se ‘pessarr’) é a festa que comemora a saída do povo de Israel do Egito, local onde o povo foi escravizado e sofreu durante mais de 400 anos… A saída do Egito foi às pressas, não havia tempo para deixar o pão fermentar e ficar fofinho então o pão feito só com farinha e água sem passar por processo de fermentação. Por isso durante a semana do feriado de pessach comemos matzot (plural de matzá) e nos abstemos de comer alguns alimentos, para que possamos nos lembrar do milagre de pessach e de como as coisas aconteceram, a matzá é o pão que consumimos ao invés do pão convencional do dia a dia.

Hoje o pão de pessach, chamado matzá é feito sob supervisão rabínica e todo o processo desde o momento em que se mistura a água com a farinha  até a sua retirada do forno leva no máximo 18 minutos para que não ocorra nenhuma fermentação.

A matzá pode ser comprada em sinagogas, lojas judaicas, pela internet, em lojas de comidas naturais e até mesmo em supermercados quando estamos próximos à data de pessach.

Como ninguém é de ferro a gente sempre dá um jeitinho de deixar a matzá mais gostosa e atrativa para todos, principalmente para as crianças! Existem muitas receitas para se fazer a partir das matzot, a pizza é uma que todo mundo conhece e ama, mas essa aqui é pizza de matzá vegana!

Ingredientes

5 Matzot ou 1 copo e meio de farinha de matzá

7 colheres de margarina vegetal ou óleo de coco sólido

4 Colheres de açúcar

Modo de preparo

Para obtermos um copo e meio de farinha de matzá basta que batamos no liquidificador (que deve estar totalmente seco) as 5 matzot, para fazer isso o melhor modo é ir pulsando até obter uma farinha bem fina.

Em uma bacia misture todos os ingredientes até que você consiga moldar os biscoitos, se achar necessário adicione mais margarina ou óleo de coco.

Disponha os biscoitos modelados em um tabuleiro e leve ao congelador por 10 minutos, durante esses 10 minutos o forno deverá aquecer bem, em potência alta para que asse logo os biscoitos ‘amanteigados’.

Leve ao forno assim que tirar do congelador e espere 10 a 15 minutos para verificar se estão corados na parte de baixo, deixe os biscoitinhos esfriarem para que fiquem crocantes.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site