Eu não sou muito fã de acelga, mas tenho que admitir que essa receita é realmente muito saborosa e que até mesmo eu aprovei e repeti!
A acelga é também chamada de couve chinesa, então na hora de ir as compras lembre-se disso!
Em geral a acelga é bem baratinha e pode ser encontrada facilmente… Por isso vamos aproveitar esse ingrediente incrível e acessível, mas se o preço e a facilidade de encontrar esse ingrediente não te convencem a comprar eu vou contar um pouquinho sobre os benefícios da acelga pra que você coloque-a de vez na sua dieta!
A acelga é rica em cálcio e por isso ajuda no desenvolvimento e na saúde óssea, assim como a maioria dos vegetais folhosos.
Ela ajuda através da vitamina K a manter o nosso cérebro e sistema nervoso funcionando com eficiência.
Na acelga conseguimos encontrar uma vitamina chamada ‘biotina’ e se você deseja ter cabelos fortes e que cresçam de forma mais saudável guarde bem esse nome pois essa vitamina consegue nos proporcionar as duas coisas, por isso em alguns rótulos de produtos de cabelo encontramos essa vitamina, você não precisa comer um monte de acelga por dia pra conseguir uma dose elevada de biotina, mas se comer todos os dias um pouquinho você terá um resultado incrível nos seus cabelos!
E falando em comer todo dia um pouquinho eu vou dar um motivo que até os carecas vão se sentir motivados a comer acelga: Existe um antioxidante poderosíssimo chamado ‘Luteína’, que é indispensável para a saúde dos nossos olhos e em uma xícara de acelga temos mais do que a recomendação mínima de ingestão diária de luteína recomendada pelos médicos! Esse antioxidante ajuda não apenas na saúde atual dos olhos como também atua na prevenção de doenças oculares que são comuns do avanço da idade!
Como se não bastasse ela ainda tem um componente que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue… O que é fundamental pra quem vive comendo comidas industrializadas (principalmente doces) pois essas comidinhas são lotadas de açúcares que não são nem um pouco amigos da nossa saúde!
Ingredientes
4 batatas grandes
1 molho de acelga
1/2 copo de molho de tomate
1 cebola
3 dentes de alho
Colorau ou páprica a gosto.
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela coloque as batatas inteiras lavadas e com casca para cozinhar. Deixe aproximadamente 15 minutos em água fervente.
Enquanto as batatas cozinham lave e deixe as folhas de acelga de molho (eu coloco um pouco de vinagre pra limpar), verifique se elas estão bem limpinhas e sem bichinhos.
Tire as batatas e deixe-as esfriando um pouco, elas não devem estar totalmente cozidas, devem estar levemente macias, porém ainda bem duras para serem comidas, isso é muito importante para que possamos cortar e rechear!
Pique a cebola e o alho e coloque para refogar com um fio de azeite, corte a acelga em tirinhas bem finas, acrescente na panela com colorau, páprica e sal a gosto, ela irá murchar um pouco reduzindo o tamanho, Prontinho, pode desligar o fogo.
Parta as batatas ao meio e retire a parte central de cada uma delas, formando um buraco, você deve deixar uma boa ‘borda’ com batata. Nessa hora as batatas começarão a soltar a casca em sua mão, ok, pode descartar e continuar com cuidado para não furar a batata além do limite criando um buraco no que será o ‘fundo’ da nossa batata.
Coloque o refogado de acelga no centro de cada batata.
Não lave a panela do refogado, vamos usá-la para finalizar a receita!
Coloque na panela o molho de tomate, um pouco mais de sal (lembre-se que a batata ainda não recebeu sal nenhum até aqui) e um pouco de água para deixar o molho mais ralo, se desejar acrescente um pouco de páprica também.
Coloque com cuidado cada batata em contato com o fundo da panela e em fogo médio com a panela entreaberta espere mais ou menos 20 minutos ou até que as batatas fiquem macias, você pode acrescentar mais água conforme o molho for secando e a batata ainda estiver dura e você pode e deve ir pegando colheradas de molho de tomate do fundo da panela e ir regando por cima as batatas.