Arroz de Nirá

Esse arroz de Nirá é uma receita simples, prática e muito saborosa, pra quem gosta de nirá não tem erro e pra quem ainda não conhece pode apostar nessa receita que é sucesso!

O Nirá é da família do alho, o cheiro e sabor fica entre o alho e a cebola, o sabor é mais suave e ele é crocante, em países orientais ele é usado como tempero em diversos preparos.

Algumas pessoas chamam o nirá de alho japonês ou cebolinha japonesa, então fique atento a esses nomes na hora de procurar pelo ingrediente.

Rico em proteínas, o nirá tem muitas vitaminas, uma boa dose de fibras, possui ações afrodisíacas e antifúngicas, ele é diurético, auxilia no combate a hipertensão…E ainda é rico em cálcio e ferro! Uma riqueza para a saúde!

O arroz de nirá tem um sabor oriental e é um acompanhamento incrível para comidas vegetarianas e veganas.

Ingredientes

  • 2 Xícaras de arroz
  • 6 Dentes de alho
  • 4 Col. de sopa de óleo vegetal ou azeite
  • 1/2 Xícara de gergelim branco torrado
  • 200g de Nirá
  • Shoyu a gosto

Modo de Preparo do Arroz de Nirá

Comece colocando água em uma chaleira ou leiteira para ferver.

Descasque e pique os dentes de alho.

Coloque metade do alho picado em uma panela, adicione 2 colheres de sopa de óleo ou azeite e em fogo baixo deixe dourar.

Enquanto o alho estiver dourando lave o arroz, assim que dourar adicione o arroz na panela, misture bem e por fim cubra com a água que você colocou para ferver até passar 2 dedos da altura dos grãos.

Deixe o arroz cozinhar em panela entreaberta em fogo médio-baixo até que seque.

Enquanto o arroz cozinha vamos picar o nirá em pedaços pequenos.

Coloque em uma frigideira o restante do alho picado com mais 2 colheres de óleo ou azeite, doure o alho e adicione o nirá, refogue por aproximadamente 3 minutos e desligue o fogo.

Acrescente o gergelim picado ao nirá e o shoyu a gosto.

Assim que o arroz secar veja se ele está cozido, se precisar acrescente mais água, se já estiver bom desligue o fogo e junte o nirá com o arroz até que fique bem misturado, prove para ver se está salgado o suficiente e se precisar coloque mais shoyu aos poucos.

Prontinho, o seu arroz de nirá está pronto para ser devorado!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site