“Nenhum homem é uma ilha”- já dizia John Donne, e sou obrigada a concordar! Minha vida nessa “Jornada Vegana” se tornou muito melhor depois que fiz amigos que compartilham dos mesmos sonhos e ideais que eu.
Claro que é possível viver sozinho entre milhares de onívoros, mas encontrar amigos veganos ou vegetarianos nos faz sentir algo tão inexplicável e gostoso… Vale a pena se esforçar pra conhecer as pessoas que lutam as mesmas lutas que nós, que por vezes passam por situações e dilemas idênticos aos nossos.
Com as redes sociais fazer amigos veganos e vegetarianos é bem mais fácil, mas as amizades
não podem ficar apenas na esfera virtual… É preciso ter alguém para estar lado a lado na jornada!
Foi pensando em tudo isso que um dia eu resolvi não ser mais “uma ilha”, mas eu não conhecia nenhum vegetariano aqui onde moro. Comecei fazendo amigos virtuais por meio de grupos no Facebook, fui ao meu primeiro veganique aqui na cidade onde moro e me apaixonei por todas as pessoas maravilhosas que conheci, não demorou muito pra que eu viajasse até Sampa e conhecesse outras tantas pessoas que já eram super queridas no contato virtual… Minha vida realmente mudou quando eu fiz amigos veganos!
Todos nós encontramos fortes motivos para que nos tornássemos veganos/vegetarianos, mas quando fazemos amigos de verdade que estarão sempre ao nosso lado e que nos ajudarão ou que poderão ser ajudados por nós encontramos motivos para permanecermos vivos e pulsantes nesse lindo caminho! Porque a causa nos converte, mas são os amigos que nos fazem permanecer nessa “conversão” de forma a não deixar que as dificuldades nos desanimem e nos façam retroceder.
Com meus amigos eu aprendi muito mais do que em qualquer site sobre veganismo, aprendi coisas práticas, conheci pontos de vistas diferentes do meu, provei comidas que eu só tinha visto em fotos nesses sites e blogues de receitas, aprendi que veganos não falam só de “veganices”, mas que são pessoas encantadoras (na maioria dos casos), fui motivada a ser não apenas uma “vegana conformada e acomodada” mas a ser uma ativista pela causa (esse blog foi criado porque meus amigos me incentivaram, porque eu nunca pensei em criar um blog culinário)…
São os nossos amigos de jornada que nos levam a conhecer os lugares legais, que nos deixam por dentro do que está acontecendo, que nos aconselham e que nos defendem quando precisamos. Quantas vezes no inicio do meu vegetarianismo eu não tinha argumentos contra as “piadinhas” que me enviavam e fui “socorrida” por amigos mais vividos do que eu?! Quantas vezes colocaram as minhas escolham em “xeque-mate” e eu fiquei confusa e só consegui voltar ao eixo depois de conversar com um amigo?! Realmente, sem esses amigos não sei se ainda estaria tão firme quanto estou hoje.
Quando você encontra com essas pessoas começa a se sentir pertencente a um grupo, você começa a entender e a definir a sua identidade enquanto vegano/vegetariano. Isso é fantástico, pois quando essas coisas começam a acontecer é como um desabrochar, passamos a florescer e a exalar o perfume maravilhoso das nossas escolhas.
Em todos os encontros que fui até hoje fui para encontrar “desconhecidos” e isso me faz lembrar de uma frase de Abraham Licoln que diz que os estranhos são amigos que ainda não conhecemos, e foi exatamente assim que funcionou: Eram todos “estranhos” que se tornaram grandes amigos.
Hoje, essas pessoas constituem o meu mundo, são parte da minha história no veganismo, parte essencial de quem eu me tornei!
Então, fica a dica para quem ainda não fez amigos nessa jornada: Não se isole, conheça mais gente!
“Não fazemos amigos, reconhecemo-os” (Vinicius de Moraes)
Um beijinho libertário em cada coração vegano/vegetariano, Debbi Cruz.
3 Comentários. Deixe novo
Oi querida Debbi, me chamo Larissa e acabei de conhecer seu blogue. Achei tudo maravilhoso e me identifiquei mto com seu modo de escrever! Tbm sou do RJ mas moro em cabo frio atualmente. Hoje em dia vejo eu é minha família(meu amor e minha filha) como uma ilha. Tem
Alguns meses que entramos nessa jornada e estamos mto ansiosos por fazer novos amigos que tem trilhado esse caminho. Desejo tudo de bom e agradeço por vc condividir suas historias ❤ um grande beijo
Larissa, fiquei imensamente feliz por ler o seu comentário!
As vezes também me sinto um pouco sozinha nessa jornada vegana aqui no local onde moro, mas isso tende a mudar, pois mais pessoas tem conhecido o estilo de vida vegana e é uma questão de tempo até ganharmos uma proporção maior… Fico feliz por saber que de algum modo estamos todos conectados em prol da causa vegana e por enquanto é isso o que deve nos fortalecer, mas sabendo que em poucos anos veremos um número maior ainda de veganos por aí!
Eu sonho com um futuro em que teremos mais famílias como a sua, e que nas casas próximas as nossas tenhamos amigos, vizinhos e parentes que compartilham dessa mesma compaixão aos animais e amor pela vida!
Um grande beijo libertário pra você e sua família, com amor, Debbi C’ruz