Veja aqui algumas opções de pratos veganos para que você se delicie… Saia do básico sem complicar e acrescente sabor e nutrição no seu dia a dia!!!
*As saladas na maioria das vezes são servidas a parte aqui em casa então elas nem sempre estão aparecendo na foto, por isso na hora de montar o seu prato não esqueça da salada de folhas!
Feijoada para abrasileirar a mesa! Além de ser uma refeição riquíssima em proteína e ferro essa feijoada vegana é super colorida, menos calórica e mais leve do que as tradicionais feitas com carnes… Vale a pena fazer a troca! 😉 Sua saúde e os animais agradecem.
Quem é que não gosta de uma massa? Então que tal sair do básico e ao invés do bom e velho macarrão de sempre (ou do nada bom, porém prático miojo) comer um macarrão integral com um molho de aproveitamento?
Caso você não tenha muito tempo de preparar pode comprar o macarrão pronto, mas em um dia com mais tempo é possível preparar esse macarrão com massa fresca e redescobrir o sabor das massas!
Esse prato tem combinações de sabores incríveis… O arroz de cuxá com um gosto mais azedinho, o feijão mais tenro por ter sido cozido com legumes, os kibes mais crocantes e os legumes bem macios… Tudo me faz amar essa combinação…
O feijão não tem receitinha aqui, mas também não tem mistério, basta acrescentar algumas batatas quando o feijão já estiver quase macio e deixar que elas fiquem muito macias, se desfazendo mesmo, isso deixará mais grossinho o feijão, caso queira pode adicionar um pouco de beterraba!
A batata e a cenoura foram refogadas em alho e azeite, ganharam pitadas de pimenta, sal e depois foram cozidas em molho de tomate… E acredite que depois que você comer esses legumes dessa forma nunca mais irá pensar em outra maneira de devorá-los… Fica incrível e especial.
Esse prato é extremamente rico em sabores, texturas e aromas! É um dos pratos que eu nunca me canso de comer… Essa combinação é ótima para ser oferecida para as pessoas que vivem dizendo que ‘comida vegana não me “enche” ‘… Essa comida é pra dar aquela famosa ”sustância”, sabe?!
Aqui temos o feijão vermelho preparado normalmente, caprichado no alho e louro, o arroz branco (mas poderia ser o integral) e também a ervilha bem cozida com pimentões e batatas ao murro!
Para fazer a lentilha basta fazer tipo o guisado da receitinha a seguir, porém ao invés de acrescentar ervilhas coloque pimentões!
Se você busca um prato leve, saboroso e muito nutritivo essa é uma combinação pra deixar qualquer um boquiaberto e com água na boca…Então prepare o babador!
Neste prato brincamos com as cores mais tenras, com as diversas texturas presentes nele tudo se combina de forma perfeita e o resultado no paladar é uma explosão de sabores.
O arroz usado aqui é o branco, porém poderia ser o integral sem o menor problema… O purê é de banana da terra e traz um sabor agridoce e um frescor incrível para o prato, o estrogonofe é de grão de bico feito com leite de coco e molho de tomate que trazem uma suculência especial, a salada é de feijão fradinho bem caprichada para dar aquela dose extra de vitamina C (dos pimentões) juntamente com o ferro otimizando assim a sua absorção, para fechar com chave de ouro e acrescentar ‘crocância’ colocamos a granola salgada que faz com que tudo se torne mais especial ainda!
Esse prato é uma das delícias reconfortantes para uma noite em que você esteja com preguiça de preparar algo muito elaborado, para mim, esse prato tem sabor de ‘mãe’ pois é o tipo de comidinha preparada por minha mãe que me faz suspirar!
O arroz branco ganhou cor ao receber alguns cogumelos Paris, a cenoura refogada estava muito bem condimentada com pimenta do reino preta e um toque de louro em pó, os pimentões estavam macios e suculentos dando um colorido especial ao prato e o purê de batata me levou de volta para a infância!
Esse prato é pra quem não tem medo de ‘ograr’! Foi feito em um final de semana onde tínhamos muitas opções na mesa e eu resolvi misturar um pouco de cada..Então não se assuste com o carnaval pois o sabor é realmente muito bom!
Coloquei dois tipos de arroz no prato pois sou viciada em arroz e eu realmente gosto quando eles são feitos de forma diferente, um deles era com cenoura e outro com ervilha, havia guisado de ervilha com lentilha, estrogonofe de grão de bico, essa cenoura é a mesma que usamos na receita do cachorro quente mas foi preparada fatiada em rodelas e para dar um ‘up’ tem batata palha também!
Para esse prato não há absolutamente nenhuma receita específica, mas ele fica lindo e é super fácil e nutritivo, possui alimentos que a maioria das pessoas sempre tem em casa e resolvi colocá-lo aqui só pra provar que o básico também é lindo!
O arroz (que coloquei um pouco de cebolinha por cima para dar um frescor) e o feijão são a dupla perfeita na alimentação tipicamente brasileira e nutricionalmente também formam uma combinação proteica muito boa, a salada entra com um toque muito especial para colorir o prato, a cenoura e a beterraba são raladas, o tomate cortado em fatias dá um toque de suculência e a batatinha palha (porque ninguém é de ferro) dá o ar da graça tornando a comida mais crocante.
Básico e saboroso!
Ok, a esta altura do post você já percebeu que eu sou viciada em batata palha! Então aqui vai mais um prato com ela, mas que tem tudo a ver!!!
Batatinha palha com estrogonofe de grão de bico (e batata palha com estrogonofes é um clássico da cozinha da casa de qualquer pessoa!) com um delicioso arroz de verão e um creme de ervilha!
Temos cores, sabores e texturas… Pra ser melhor só se fosse batata frita ao invés de batata palha (que também é frita). =P
Para fechar com chave de ouro aqui vai um dos pratos deliciosos e leves que além de muito sabor possui muitos aromas!!!
Esse prato pode parecer um pouco exótico mas acredite: Ele é incrível! Ele foi inspirado na culinária israelense e possui uma ‘potência’ muito interessante pois irá apresentar ao seu paladar uma verdadeira alquimia de temperos e fará você salivar tão logo comece a sentir o cheiro!
Usei o arroz branco, mas como você pode imaginar qualquer outro arroz aqui ficaria muito bom também, no prato há um creme de ervilha que foi feito com muito amor e curry, um molhinho israelense chamado pilpel harif que consiste em pimentões, tomate, alho e cebola…e tudo isso com o toque picante de pimenta e páprica, em seguida caprichei no faláfel – se você nunca provou está perdendo muito tempo e sabor e eu recomendo que prove o quanto antes esse salgadinho do oriente médio! – que é originalmente feito com muitos temperinhos frescos e em pó, e pra fechar com chave de ouro fiz também uma maionese de abacate para servir como o molho para os falafelim (o plural de falafel em hebraico).