Sobre a autora

Eu me chamo Débora C’ruz, sou blogueira vegana desde o final de 2012, comecei a postar receitas no blog do Jornada Vegana hospedado no blogspot e devido ao grande número de acessos resolvi dar um passo maior e transformar o blog em site.

Sempre gostei de cozinhar e desde pequena meus pais me incentivaram a criar minhas próprias receitinhas e o fato de ter me tornado vegetariana e posteriormente vegana em uma família onde fui a primeira a mudar o estilo alimentar me ajudou muito a me interessar por novas alternativas.

Eu me tornei ovo-lacto-vegetariana com 17 anos após assistir a um documentário chamado ‘A carne é fraca’ do Instituto Nina Rosa. Isso realmente mudou a minha vida e o modo como eu me alimentava.

Eu nasci em 1992 e como a maioria das crianças da década de 90 comi toda sorte de produtos ultraprocessados que surgiam no mercado, fui bombardeada com propagandas direcionadas para o público infantil e me acostumei a me alimentar de ‘junk food’ em praticamente todas as refeições do dia, eu sempre tive uma saúde muito fragilizada durante a infância e adolescência, embora praticasse esportes, comer coisas saudáveis era algo muito difícil porque sempre havia dezenas de opções nada saudáveis na geladeira e na dispensa de casa, eu não ligava para comida e podia passar um dia inteiro sem comer nada e sem sentir fome, então minha mãe era praticamente forçada a me dar qualquer coisa que me abrisse o apetite para evitar que eu passasse o dia sem comer.

Eu realmente fazia greve de fome quando não podia comer o que eu queria, lembro-me de diversas vezes recusar pratos de comida só porque minha mãe não queria fritar batatas ou fazer miojo, no final a minha mãe sempre ficava preocupada por ver que eu não estava comendo nada e se deixava vencer pela minha birra.

Foi difícil mudar o modo como eu me alimentava quando decidi me tornar vegetaria, mas o amor e a compaixão pelos animais me fizeram entender que se eu quisesse realmente fazer algo em prol da causa animal deveria me adequar a um novo estilo alimentar, isso envolveu uma grande batalha contra a minha indisciplina alimentar e uma mudança brusca no meu relacionamento com a comida.

Quando anunciei pros meus amigos e familiares sobre a minha mudança alimentar todos ficaram chocados e sem palavras, pois eu não comia absolutamente nada que pudesse ser chamado de ‘saudável’, todos pensaram que eu iria desistir no primeiro mês ou ficaria gravemente doente. Porque abolir o consumo de carnes envolvia abrir mão de praticamente tudo o que compunha a minha alimentação: Nuguets, hambúrgueres, empanados, lasanhas prontas, salgadinhos, macarrões instantâneos…

Eu precisei ser perseverante e vencer o meu próprio paladar, nessa hora o ‘orgulho’ agiu a meu favor, porque eu não queria dar o braço a torcer e dizer que eu não gostava do sabor dos novos alimentos que eu nem mesmo conhecia direito pelos nomes.

Minha mãe não entendia muito de culinária e muito menos de comida vegetariana, a menos se eu quisesse comer carne de soja com sabor de papelão todos os dias eu precisaria aprender a me virar na cozinha. E foi aí que eu comecei a minha Jornada gastronômica.

Em 2010 ao me tornar vegetariana aprendi a preparar as coisas mais básicas para uma alimentação ovo-lacto do dia a dia, mas meus conhecimentos só aumentaram de fato quando me tornei vegana em 2012, porque até então comer na rua era algo fácil, e eu basicamente só precisava tirar a carne… Mas com o veganismo tudo mudou, era preciso ler rótulos, decifrar os códigos, pesquisar uma infinidade de coisas que até então me eram estranhas.

Eu sou formada como professora primária, mas não trabalho na área, atualmente estou na reta final da faculdade de  Fisioterapia, mas tenho me dedicado a um empreendimento de pães artesanais veganos aqui no RJ.

Sou do tipo ‘garota carioca’ que tenta levar a vida numa boa, com prática de exercícios físicos, dieta balanceada e sem muito estresse.

Amo gatos e cachorros, sou apaixonada pela minha família e amigos, estou sempre disposta a conhecer novas pessoas e culturas e meu coração está sempre aberto para receber novos amigos e aprendizados.

Sou viciada em praia, trilhas, ecoturismo, fotografia, gastronomia, poesia, música e todo o tipo de arte.

Estou produzindo um documentário sobre alimentação vegana e trabalhando duro para construir neste site um espaço de compartilhamento de saberes culinários, reflexivos e complementares sobre o universo vegano.

Eu sou carioca, empreendedora vegan, sou ativista pelos animais e blogueira apaixonada pela promoção da qualidade de vida através da alimentação e pela divulgação do veganismo sem barreiras!

Este site foi criado com a ajuda do meu namorado Rodrigo Alves que agora é meu parceiro na edição de material e do documentário… Em breve quando o documentário estiver pronto ele será publicado aqui no site!

É isso… Espero que vocês gostem do site e acompanhem as novas postagens que virão em breve!