Probióticos e serotonina

Essa matéria foi  escrita pela nutricionista  Dra. Monica Vitorino exclusivamente para o Jornada Vegana, confira!

Achei válido fazer a minha estréia no Jornada Vegana, com os probióticos. Afinal sem eles não absorvemos os nutrientes, não somos imunologicamente fortes,  não dormimos direito, não descansamos corretamente e muito menos sorrimos para a vida. Probióticos e serotonina ( que veremos o que é no decorrer deste texto ) atuam no controle das infecções intestinais, no estímulo da motilidade intestinal,  promovem melhor absorção de nutrientes,  diminuição dos níveis de colesterolemia, possuem efeito anti carcinogênico dentre diversos outros benefícios .

Foi  o russo Metchik que  recebeu  o Prêmio Nobel pela pesquisa realizada com  os probióticos. Contudo, os nossos ancestrais instintiva e sabiamente faziam uso dos mesmos ao   prolongar   a vida útil dos alimentos através da fermentação. Atualmente estamos caminhando da era dos antibióticos para os probióticos e realizando o caminho inverso e resgatando a nossa ancestralidade.  Chamamos de microbiota, flora intestinal, microflora ou microbioma esta comunidade de minúsculos seres super essenciais a nossa vida. Embora não a enxerguemos a olho nu,  em média no corpo de um adulto existe cerca de 1 kg de micróbios. Estimativas indicam que há 10 vezes mais micro organismos  do que células em nosso corpo ( !!!!!) e portanto a nível celular somos 90% micro organismos e  10% humanos.

 Além das bactérias, o intestino possui cerca de 100 milhões de neurônios, perdendo apenas para o cérebro e também por isto deve ser bem cuidado e nutrido.  Neurotransmissores como a serotonina produzida no intestino pelos probióticos, conectam o que acontece no cérebro com o que acontece no intestino e vice-versa através destes neurônios em um verdadeiro intercambio entre cérebro e intestino. Além da serotonina, o intestino fabrica e utiliza mais de 30 neurotransmissores. Todos esses neurônios e neurotransmissores são necessários para a complexa rede neural responsável pela conexão entre o bem-estar emocional e o bem-estar físico. Desta forma, o intestino determina em grande parte as nossas emoções. Chego até a afirmar que a saúde do cérebro depende da saúde do intestino, pois a serotonina, é capaz de dar ao cérebro a sensação de bem-estar regulando o nosso humor,  saciedade (e compulsões)  e o sono. Se desejamos a alegria, bom humor, emagrecimento, sono e bem estar precisamos de produzir serotonina!!! !!  Por mais estranho que nos pareça, o intestino produz e armazena 85% da serotonina do nosso organismo. A serotonina  intestinal é produzida pelos probióticos, ou seja, bactérias que residem no intestino e  que na  etimologia da palavra  significa ” bactérias para a vida”. O equilíbrio da serotonina determina, em última análise a possibilidade de equilíbrio emocional. Dependendo da dose presente, como também de oxigênio proveniente da respiração presente e profunda, de momentos de relaxamento e meditação, da alimentação equilibrada e da quantidade de probióticos presentes no intestino, este impulso neurológico  pode ser interpretado como alegre, triste, pavoroso, engraçado, neutro, relaxante ou aterrorizante. Quase todos aqueles que sofrem de doenças crônicas envolvendo o cérebro (ex:  depressão, pânico, ansiedade, enxaqueca, autismo, esquizofrenia) sofrem  também de problemas no sistema digestivo em maior ou menor grau. Intestino preso, alternância entre períodos com intestino muito solto e períodos com intestino preso, enjoo fácil quando em movimento(numa simples viagem de carro ou ônibus por exemplo), SII,  doença de Crohn e todo tipo de má digestão e intolerâncias alimentares são comuns quando faltam probióticos.

O stress, os alimentos de difícil digestão principalmente  frituras e alimentos industrializados e super processados resultam em aumento da permeabilidade do intestino e morte dos probióticos com conseqüente inflamação intestinal sub clinica. E inflamação é exatamente o que não precisamos.

Esse ciclo vicioso somente pode ser quebrado através das mudanças-chave no estilo de vida e da alimentação.  Para ajudar o seu organismo a viver com o PH ideal, manter o equilíbrio e a ecologia interna saudável, o uso de probióticos é de suma importância, assim como manter a alimentação baseada em vegetais. Existem os probióticos comprados ou manipulados em farmácia e os naturais, por exemplo: keffir, kombucha, caspian, rejuvelac, leveduras e alimentos produzidos pela  fermentação selvagem.

Também são  necessários alguns nutrientes para a produção de neurotransmissores: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas). Seria então correto pensar que quanto mais destes alimentos ingerirmos mais bem estar iremos sentir. Grande engano,  a matemática biológica é diferente e de nada adianta estes alimentos se não houver saúde intestinal e muitos probióticos. Sim, sem os probióticos, nada de serotonina e seus  benefícios. A alimentação vegetariana estrita, baseada somente em plantas é a melhor caminho para quem busca a saúde intestinal e o equilíbrio mental.  Probióticos atuam no tratamento de quadros neurológicos, obesidade, baixa imunidade, dentre outros.

Exemplo de alimentos fontes dos precursores de serotonina:

*Clique no nome dos alimentos das listas que estão em negrito para ver uma receitinha com eles!

Para entrar em contato com a Nutricionista Monica Vitorino

 

Site – Clique aqui

Facebook – Clique aqui

Telefones para contato: (31) 993114609 ou (31) 995566818

Monica Vitorino é Nutricionista especialista em alimentação vegana e vegetariana, ela faz atendimentos clínicos e presta consultorias.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site