Hambúrguer de proteína de soja e aveia

Comer hambúrguer vegano na rua sai caro, independente se o valor do sanduba seja acessível ou não, com certeza sairá muito mais caro do que se você fizesse em casa.

Mas fazer hambúrguer pode não ser a coisa mais fácil do mundo, afinal de contas nem todas as pessoas levam jeito na cozinha ou gostam de colocar a mão na massa…

Na minha busca por hambúrgueres vegetais saborosos encontrei uma dezena de opções legais, essa foi a primeira receita de hambúrguer vegan que eu fiz e gostei, depois desta descobri outras tão apaixonantes quanto e com muitas diferenças de texturas e sabores.

Gostei desse hambúrguer porque é descomplicado, porque é saboroso e porque dá pra congelar e ir fritando durante a semana… Para os que estão começando a se aventurar na cozinha e para os novos veganos e vegetarianos que desejam começar a passear no incrível mundo dos hambúrgueres veganos essa é a primeira receitinha que indico!

Ingredientes

  • 1/2 xíc. de aveia
  • 1 xíc. de proteína de soja pequena.
  • Um pouco de shoyu
  • temperos a gosto
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 col. de sopa de azeite
  • 3 col. de sopa de farinha de trigo
  • 4 col. de sopa de farinha de rosca
  • Cebolinha e coentro bem picadinho a gosto
  • Um pouquinho de pimenta do reino
  • 1/2 cebola ralada
  • Sal

Modo de preparo

Hidrate a proteína de soja com pouca água, (uma xícara de água é o suficiente), já coloque um pouco de shoyu junto (veja nas dicas a quantidade certa para cada tipo de proteína).

Hidrate a aveia com
meia xíc. de água  e o azeite

Depois de hidratar a proteína e a aveia misture-as em uma bacia (que não precisa ser muito grande) e acrescente todos os outros ingredientes, deixando pro final as farinhas. Vá amassando e misturando com as mãos até que se forme uma massa não muito grudenta.

Tire pedaços da massa e deixe-os no formato de hambúrguer (se ficar muito difícil modelar coloque a massa um pouco no congelador, mais ou menos uns 5 minutinhos, para depois modelar), o segredo quando não se tem uma forminha de hambúrguer é fazê-los do tamanho da palma da mão.

Antes de fritar coloque  o seu hambúrguer de proteína um pouco no congelador para que não se desfaçam com o manuseio (por volta de 10 minutinhos).

Dicas importantes

A respeito da quantidade de shoyu: Se a proteína que você está usando é a clarinha coloque aproximadamente duas colheres ou três, caso seja a escura apenas uma, ou não ponha, o shoyu entra nessa receita mais como algo para deixar com aparência de hambúrguer do que pra dar sabor.

Não exagere muito na cebolinha e coentro, use com moderação… O mesmo vale para o sal e a pimenta. Se você quiser abusar do quesito junk food ou se você não manjar muito dos ‘paranauês’ dos temperos pode usar um tablete de caldo de legumes diluído na água em que irá hidratar a proteína para dar um sabor especial, usando o tablete de legumes não precisa colocar mais sal, então fique atento com isso.

Assim como todas as receitas que posto você pode dar um toque só seu, faça a primeira vez como digo na receita, mas depois sinta-se livre para adicionar temperos, mudar a quantidade dos líquidos ou fazer outras modificações.

Esse hambúrguer fica infinitamente gostoso com molho barbecue e com batata frita, combina com um sanduba no meio da tarde ou como uma opção de lanche da noite para aqueles dias em que você não quer ficar cozinhando, por ter a facilidade de poder guardar congelado esse hambúrguer se torna uma prática opção de  fast food.

Se você quiser fazer kafta vegana (kafta seria carne moída no espeto para fazer no churrasco onívoro) use essa mesma massa, se preciso coloque mais farinha de rosca para dar mais liga… Essa é uma opção pra levar quando for convidado pra churrascos, dai você pode usar mais temperos…

Lembre-se sempre de que hambúrgueres são opções de lanches e que na maioria das vezes não são muito saudáveis justamente por serem fritos e também pelos acompanhamentos típicos com que são servidos, por isso pense bem se vale a pena trocar um refeição como almoço ou jantar por um sanduíche, mesmo que o hambúrguer seja vegan.

Espero que vocês gostem, eu amei… Mas apreciem com moderação!!!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site