Dicas para uma cozinha mais ecológica

Acho que por mais que eu busque informações a respeito do ‘veganismo’ nunca poderei dizer que já sei o bastante a respeito do tema e foi pensando neste ponto é que decidi escrever sobre ter uma cozinha mais ecológica.. Porque sempre dá pra otimizar e dar um ‘up’ no que já se faz, mesmo que você ache que sua cozinha já é ecológica: Dá pra ser mais!

Mesmos aqueles que são veganos desde o nascimento devem procurar refinar os saberes e agregar conhecimentos a cada dia, pois sempre podemos melhorar!

Resolvi elaborar uma série de tópicos que tenho percebido como essenciais para que a nossa cozinha seja mais ecológica ou “mais vegana” abrangendo não apenas o que comemos, porém  o que fazemos.

Eu ainda estou muito longe de saber todas as dicas, então, se souber de uma que não esteja aqui na lista deixe no comentário e ajude-nos (não apenas a mim, mas a todos que leem o blog).

1- Eletrodoméstico: Se não está usando deixe fora da tomada sempre que possível. Isso obviamente não se aplica a geladeiras e freezeres, mas liquidificador, cafeteira, batedeira, processadores de alimentos podem e devem ser mantidos desligados! Se for comprar um eletrodoméstico dê preferencia aos nacionais com selo da Procel, geralmente vem indicando que consomem menos energia.

2- Quando for pegar algo na geladeira pegue tudo de uma vez, evite ficar abrindo e fechando a geladeira, isso poupa energia.

3- Quando for fazer compras, na feira ou no mercado recuse sacolas plásticas, leve a sua própria bolsa ecológica, o planeta agradece todas as vezes que você coloca um saco plástico a menos no meio ambiente.

4- Vença o medo da panela de pressão – conheço a maior galera que tem medo da panela de pressão explodir, por isso cozinha tudo (até feijão) em panelas normais, o que leva muito mais tempo, aumenta o consumo de água e de gás… Galera, só explode se você fizer “m.” então procure na internet como usar. 😉

5- Se for usar máquina de lavar deixe ela bem cheia, não vale a pena ligá-la pra lavar 3 pratinhos e 2 copos (não seja preguiçoso (a)).

6- Sempre que possível aproveite o seu “lixo” – juro que estou tentando me empenhar na descoberta de receitas veganas de aproveitamento de cascas e sobras, mas basta que você digite na internet pra achar dezenas de receitinhas feitas com cascas e sobras… O que não for de comer certamente será de reciclar, separe seu lixo ou dê novas utilidades a ele! Aqui no site você encontrará algumas receitinhas ecológicas de aproveitamentos clicando em receitas e depois em ‘aproveitamento’.

7- Não deixe de prestar atenção nos detalhes, apagar sempre a luz quando estiver fora da cozinha ou cozinhar de janela aberta para não precisar ligar a luz, não deixar a luz do forno ligada durante todo o preparo, jamais esquecer o fogo ou o forno ligados sem necessidade, não deixar a torneira aberta ou pingando, fechar a torneira enquanto ensaboa os pratos… São coisas simples e pequenas que fazem muita diferença (inclusive na sua conta de luz, água e gás no final do mês).

8- Só use eletrodomésticos se não tiver como fazer manualmente. Tem muita gente que faz bolo só com batedeira, eu nunca uso batedeira pra fazer bolos, dá tranquilamente pra fazer gastando apenas a sua energia corporal! Pra fazer sucos você pode usar espremedores ao invés do processador! Aproveite pra queimar as calorias que você ainda não consumiu!

9- Faça sempre quantidades moderadas de comida.  Evite que alimentos sejam desperdiçados por serem feitos em grandes quantidades e se possível não cozinhe todos os dias, faça quantidades que rendam pelo menos 3 refeições, pra que você não precise cozinhar várias vezes ao dia.

10- Consuma mais coisas orgânicas! Sei que o valor de alguns produtos orgânicos é bem mais caro, mas uma ótima ideia é fazer uma horta em casa!

Espero ter ajudado!

Beijinhos libertários, Debbi Cruz

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site