Debbi C’ruz

Olá eu sou a Debbi C’ruz, criadora do Jornada Vegana, um projeto que nasceu no final de 2012 em forma de blog de receitas e hoje ganha novas proporções!

Sempre gostei de cozinhar e desde pequena meus pais me incentivaram a criar minhas próprias receitinhas e o fato de ter me tornado vegetariana e posteriormente vegana em uma família onde fui a primeira a mudar o estilo alimentar me ajudou muito a me interessar por novas alternativas.

Eu me tornei ovo-lacto-vegetariana com 17 anos após assistir a um documentário chamado ‘A carne é fraca’ do Instituto Nina Rosa. Isso realmente mudou a minha vida e o modo como eu me alimentava.

Eu nasci em 1992 e como a maioria das crianças da década de 90 comi toda sorte de produtos ultraprocessados que surgiam no mercado, fui bombardeada com propagandas direcionadas para o público infantil e me acostumei a me alimentar de ‘junk food’ em praticamente todas as refeições do dia, eu sempre tive uma saúde muito fragilizada durante a infância e adolescência, embora praticasse esportes, comer coisas saudáveis era algo muito difícil porque sempre havia dezenas de opções nada saudáveis na geladeira e na dispensa de casa, eu não ligava para comida e podia passar um dia inteiro sem comer nada e sem sentir fome, então minha mãe era praticamente forçada a me dar qualquer coisa que me abrisse o apetite para evitar que eu passasse o dia sem comer.

Eu realmente fazia greve de fome quando não podia comer o que eu queria, lembro-me de diversas vezes recusar pratos de comida só porque minha mãe não queria fritar batatas ou fazer miojo, no final a minha mãe sempre ficava preocupada por ver que eu não estava comendo nada e se deixava vencer pela minha birra.

Foi difícil mudar o modo como eu me alimentava quando decidi me tornar vegetaria, mas o amor e a compaixão pelos animais me fizeram entender que se eu quisesse realmente fazer algo em prol da causa animal deveria me adequar a um novo estilo alimentar, isso envolveu uma grande batalha contra a minha indisciplina alimentar e uma mudança brusca no meu relacionamento com a comida.

Quando anunciei pros meus amigos e familiares sobre a minha mudança alimentar todos ficaram chocados e sem palavras, pois eu não comia absolutamente nada que pudesse ser chamado de ‘saudável’, todos pensaram que eu iria desistir no primeiro mês ou ficaria gravemente doente. Porque abolir o consumo de carnes envolvia abrir mão de praticamente tudo o que compunha a minha alimentação: Nuguets, hambúrgueres, empanados, lasanhas prontas, salgadinhos, macarrões instantâneos…

Eu precisei ser perseverante e vencer o meu próprio paladar, nessa hora o ‘orgulho’ agiu a meu favor, porque eu não queria dar o braço a torcer e dizer que eu não gostava do sabor dos novos alimentos que eu nem mesmo conhecia direito pelos nomes.

Minha mãe não entendia muito de culinária e muito menos de comida vegetariana, a menos se eu quisesse comer carne de soja com sabor de papelão todos os dias eu precisaria aprender a me virar na cozinha. E foi aí que eu comecei a minha Jornada gastronômica.

Em 2010 ao me tornar vegetariana aprendi a preparar as coisas mais básicas para uma alimentação ovo-lacto do dia a dia, mas meus conhecimentos só aumentaram de fato quando me tornei vegana em 2012, porque até então comer na rua era algo fácil, e eu basicamente só precisava tirar a carne… Mas com o veganismo tudo mudou, era preciso ler rótulos, decifrar os códigos, pesquisar uma infinidade de coisas que até então me eram estranhas.

Sou formada como professora primária (foi a minha primeira formação e atualmente não atuo na área), Fisioterapeuta e instrutora de Pilates… E apaixonada por padaria vegana nas horas vagas!

Sou do tipo ‘garota carioca’ que tenta levar a vida numa boa, com prática de exercícios físicos, dieta balanceada, muita praia e baladinhas com os amigos!

Amo gatos e cachorros, sou apaixonada pela minha família e amigos, estou sempre disposta a conhecer novas pessoas e culturas e meu coração está sempre aberto para receber novos amigos e aprendizados.

Sou viciada em praia, Pilates, ecoturismo, fotografia, gastronomia, poesia, música e todo o tipo de arte.

Estou trabalhando duro para construir neste site um espaço de compartilhamento de saberes culinários, pensamentos reflexivos e complementares sobre o universo vegano, unindo amigos durante a jornada.

Eu sou carioca, empreendedora vegan, sou ativista pelos animais e blogueira apaixonada pela promoção da qualidade de vida através da alimentação e pela divulgação do veganismo sem barreiras!

Formada como professora primária pelo Júlia Kubitschek em 2011, acadêmica de fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e fundadora do Jornada Vegana!

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site