Cuscuz Marroquino

Aqui em casa eu sou acostumada a comer cuscuz com frequência, primeiro porque é extremamente nutritivo e segundo porque é versátil! Mas pra quem não conhece vou explicar um pouquinho sobre essa comida que é de origem africana mas que faz o maior sucesso em diferentes países!

Pra início de conversa vamos esclarecer de que cuscuz estamos falando, e quando eu digo cuscuz estou falando a forma ”brasileira” de nomear o ”couscous”… Então se você achar escrito de outra forma por ai saiba que é a mesma coisa e as duas estão corretas…Como não sou especialista em cuscuz vou falar apenas dos que eu costumo comer (e pode ser que existam outros

Cuscuz doce  – É geralmente vendido em praias e feiras, é branco e vem com coco ralado e na maioria das vezes pode ser servido com leite condensado… Esse é feito de tapioca, uma goma que deixa esse cuscuz bem grudadinho

Cuscuz de arroz – Também é branco, mas é salgado (tem gente que também coloca coco ralado nele, mas em geral é salgado), é como o nome diz feito a partir do arroz, é muito comum no nordeste brasileiro e pouco comum no sul e sudeste.

Cuscuz de milharina – É amarelo, beeeeem amarelo, salgado, feito de milho, saboroso para tomar em lanches e café da manhã ele é sucesso no nordeste e tem espaço nas prateleiras dos mercados por ser fabricado por uma grande empresa famosa que o distribui em todas as regiões.

Cuscuz marroquino – É amarelado (note que o outro eu chamei de amarelo e esse só de amarelado, pois a cor é bem desbotadinha em comparação com o outro), ele é feito a partir do trigo, é ”soltinho”, usado em pratos mais chiques, o preço também é mais ”chique”, vendido geralmente em lojas a granel ou de produtos árabes/do oriente médio… Ele tem muita versatilidade e comumente em dietas substitui o arroz!

Agora que você já sabe sobre 4 tipos diferentes de ”cuscuz” vamos a nossa receitinha de Cuscuz Marroquino! E como essa é mais uma receitinha internacional vai ganhar a bandeira do Marrocos! =D

Ingredientes

300 g de cuscuz marroquino

500 ml de água

Temperos como: Sal, pimenta do reino, curry, cheiro verde… a gosto

1 xíc. de azeitonas verdes picadas

1 e 1/2 xíc. de uvas passasa

5 rabanetes

1 cebola roxa

1 lata de milho cozido

Azeite para regar na hora de servir

Modo de preparo

Aprendi uma técnica uma vez ao assistir uma parte de um curso dado pela chef. de macrobiótica Clara Aurora um processo que apura o sabor de alguns alimentos chamado maceração, que consiste basicamente em cortar em rodelas bem finas o alimento, salgar (sim, é isso, colocar muito sal), pôr o alimento em um prato, colocar outro prato por cima (como se fosse empilhar pra guardar) e um peso por cima do outro prato, a ideia é ”esmagar” ou prensar aquele alimento por pelo menos 40 min para que ele solte o seu ácido e no fim fique mais doce

Vamos macerar o rabanete e a cebola! E não fique com medo de ficar salgado, pois o sal irá toooodo embora no processo… Então recapitulando: Corte em rodelas bem finas (use uma lamina para isso, geralmente em raladores vem uma ideal pra isso), coloque muito sal, esfregue com as mãos em cada rodela, aproveite o fundo de um prato com cebola por exemplo pra ficar por cima do prato com rabanete, coloque outro prato vazio com o fundo na cebola e uma panela ou algo bem pesado por cima. Espere 40 min ou uma hora.

Passado esse tempo (que você estará fazendo o resto da receita enquanto espera) você deverá descartar todo o líquido que for solto no prato e apertar com suas mãos as rodelas para que soltem o restante do líquido. Prove e veja o quanto o rabanete e a cebola ficaram adocicados e apurados! Incrível não é?!

Ferva a água, uma parte dela enquanto estiver mora use para hidratar as uvas passas por pelo menos 10 min antes de usar, com o restante coloque os temperinhos em pó (não é pra colocar o cheiro verde, beleza?!). Coloque a água fervente sobre o cuscuz em uma bacia e tampe por 15 min.

Passando os 15 minutos prove para ver se está bom de sal, escorra o excesso de água se for necessário e vá misturando em um recipiente todos os ingredientes da receita.

Reserve umas rodelas de rabanete ou cebola para decorar colocando por cima e uma folha de salsinha para dar aquele toque final.

Dicas importantes

Caso você queira usar outros ingredientes como por exemplo pimentões, o ideal é que você refogue ou leve ao forno esses ingredientes junto com o cuscuz para que fiquem macios!

O cuscuz marroquino é um ótimo substituto do arroz, mas pode ser servido como opção nutritiva de café da manhã ou lanche… Ou ainda no lugar da salada!!!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site