Eu já sofri com uma pele super oleosa e cheia de acne, já tive problemas com manchinhas de cravos…Já tive a canela russa de tão ressecada! Quando eu era adolescente eu não me importava muito com essa coisa de cuidar da pele, porque parecia algo desnecessário e trivial, com o passar dos anos entendi que cuidar da pele é uma forma de cuidar da saúde do corpo e fundamental para a manutenção do equilíbrio interno do corpo (chamado na área de saúde de homeostase)!
A pele é o maior órgão do corpo humano e possui inúmeras terminações nervosas, é ela quem recebe os primeiros estímulos de calor e frio, muitas doenças se manifestam na pele, ela respira, produz suor, regula a temperatura corporal e se nutre… E eu aposto que muita gente não pensa na pele quando o assunto é nutrição… Por isso o cuidado com o que se passa na pele é fundamental.
Existe uma indústria de cosméticos que nos faz acreditar que cuidar da pele é algo simples…basta passar alguns produtos e pronto, a verdade é que cuidar da pele é um ato de amor, envolve mais que comprar um creme cheio de química, envolve desenvolver amor próprio, compreender as necessidades do seu tipo de pele e investir em uma boa alimentação, beber muita água e usar produtos que nutram a sua pele de forma mais natural.
Quando você entende que a sua pele absorve e ‘se alimenta’ das coisas que você coloca nela fica mais fácil compreender que sabonetes não podem ser só pra te perfumar e limpar o corpo, eles precisam ter compostos que não agridam a sua pele e que ajudem nas carências específicas dela, você passa a pensar que aquele desodorante que tem alumínio não faz bem pra sua saúde apesar do cheirinho ser maravilhoso… Você começa a se guiar pelo que realmente importa.
Hoje cuidar da minha pele é um ato de amor que eu adoro, então vou compartilhar com vocês o que eu faço pra manter a minha pele sempre saudável!