Bolo de cenoura integral

Quando eu era criança não gostava de cenoura, mas amava o bolo de cenoura que a minha mãe fazia… Depois que eu virei vegana minha mãe teve muita dificuldade de preparar o bolo de cenoura dela pra mim pois na receita dela havia a necessidade de usar muitos ovos e quando ela simplesmente tirou os ovos não deu certo…

Vivemos em uma época onde tudo é refinado e nos acostumamos a isto, mas o refinamento das farinhas e ingredientes nos priva de boa parcela de fibras que são essenciais para o bom funcionamento do nosso intestino…

O chocolate amargo (e o meio amargo) é rico em antioxidante, faz bem para o humor porque ajuda a liberar serotonina -que é aquele hormônio que vivem falando na televisão como o ‘hormônio da felicidade’ e é o que vem com menor teor de açúcar misturado nas barras (lógico que vale a pena ler os rótulos pra ver se na barra tem realmente mais cacau do que açúcar mesmo quando tem título de ‘meio amargo’).

Este bolo é integral porque a cenoura vai com casca, o açúcar é mascavo, a farinha não é refinada e a cobertura de chocolate é feita com chocolate amargo mesmo e não com achocolatado… ‘Capiche’?!

Ingredientes

1 Cenoura média picada com casca e tudo
1/2 Xíc. de óleo
1 xíc. e 1/2 de água
2 Col de sopa de linhaça
1 xíc. e  1/2 de açúcar mascavo
2 xíc. e 1/2 de farinha de trigo integral
1 Col. de sopa de fermento

Para a cobertura:

Uma barra  de chocolate amargo ou meio amargo derretido em banho Maria com uma caixinha de creme de leite de soja (se necessário adoce).

Modo de preparo

Ligue o forno em potência média.

Unte o tabuleiro com óleo e farinha integral.

No liquidificador coloque a cenoura, a água, o óleo, a linhaça e a açúcar. Bata tudo até que todos os pedaços de cenoura estejam desfeitos.

Em uma bacia coloque a farinha de trigo e despeje a mistura do liquidificador, mexa bem até que a massa fique bem homogênea.

Adicione o fermento e misture lentamente.

Coloque a massa no tabuleiro e leve ao forno médio por aproximadamente 40 min. ou até assar completamente.

Coloque a cobertura por cima!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site